Expresso

Como Casimiro rompeu a hegemonia da TV na Copa do Mundo

Cesar Gaglioni

24 de novembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h50)

Streamer brasileiro conseguiu se aproximar dos números de audiência da Rede Globo e desbancou emissoras menores ao transmitir jogos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITCH

O streamer carioca Casimiro Miguel

O streamer carioca Casimiro Miguel

O streamer carioca Casimiro Miguel – o maior do mundo em termos de audiência , com mais de 1 bilhão de visualizações em seus vídeos e 4 milhões de inscritos, de acordo com dados da Twitch e do YouTube – tem rompido a hegemonia da TV aberta nas transmissões da Copa do Mundo 2022.

A partir de uma parceria com a empresa de licenciamento esportivo Livemode e a Fifa, federação internacional de futebol, Casimiro – ou “Cazé” – tem transmitido jogos diariamente em seus canais no YouTube e na plataforma Twitch. É a primeira vez que um acordo do tipo acontece no Brasil. O contrato foi chamado de “histórico” pela Fifa e vem rendendo grande audiência.

A transmissão oficial da disputa para além do Grupo Globo – que detém os direitos exclusivos da exibição na TV aberta e por assinatura pelo menos até 2026 – ajuda a consolidar o sucesso de Casimiro, que vem em ascensão meteórica desde 2020.

Em suas transmissões, Casimiro adota o tom informal e faz comentários descontraídos em relação às partidas, com o jeitão que seu público acompanha e aprecia.

Neste texto, o Nexo mostra qual foi o caminho até o acordo e os números do sucesso de Casimiro.

O caminho até o acordo

As transmissões de Casimiro só são possíveis em decorrência de um processo movido pela Globo contra a Fifa protocolado em 2020 e arquivado em 2021.

A empresa da família Marinho entrou na Justiça do Rio de Janeiro em junho de 2020 tentando adiar o pagamento de US$ 90 milhões (R$ 463 milhões à época) à Fifa, referentes à exclusividade total de transmissão das Copas 2018 e 2022, em decorrência da pandemia da covid-19.

Naquele momento, o futebol nacional e internacional estavam completamente paralisados, e a Globo argumentou que parte de sua renda tinha sido comprometida em razão disso. O pleito era apenas para diluir as parcelas remanescentes do contrato.

Um ano depois, em 2021, as partes chegaram a um acordo . A Globo manteve os direitos de transmissão exclusivos na TV aberta e na TV por assinatura, mas não teria mais a unicidade nas plataformas digitais. A Fifa, então, estava livre para celebrar acordos com outras empresas e plataformas que operam na internet.

O anúncio da parceria da Fifa com a Livemode e Casimiro foi feito no início de novembro de 2022, semanas antes do início da disputa. Em seus canais no YouTube e na Twitch, Casimiro transmitirá 22 jogos ao todo – incluindo todos da Seleção Brasileira, além de semifinal e a final (mesmo que o Brasil não chegue lá).

“Por meio desta parceria a Fifa e a Livemode vão oferecer uma alternativa disruptiva, engajando milhões de jovens torcedores que acompanham o Casimiro e querem viver a Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 de forma inovadora e descontraída”, disse a federação internacional em nota oficial.

Valores do contrato são desconhecidos. Além dos jogos ao vivo, Casimiro tem direito de exibir e comentar os melhores momentos das outras 42 partidas que não serão transmitidas na íntegra.

Ao seu lado, “Cazé” tem uma equipe de produção e comentaristas consagrados, como o ex-jogador Juninho Pernambucano, que atuou como meio-campo da Seleção na Copa de 2006; e Edmilson, ex-zagueiro da Seleção na Copa de 2002, quando o Brasil venceu o penta.

Nas partidas, Casimiro faz comentários pontuais com seu bom humor tradicional. A narração em si, contextualizando a partida, fica nas mãos de locutores contratados pela Fifa. A fórmula segue as transmissões que Cazé já fez do Campeonato Brasileiro em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Além disso, há correspondentes diretamente no Catar, como o humorista Diogo Defante, que tem mobilizado memes e apostas na internet. Seu comportamento, em suas próprias palavras, “errático e imprevisível”, baseado em gerar vergonha alheia em seus interlocutores, tem feito com que o público aposte que em algum momento ele será preso pelas autoridades catari . Na cobertura, Defante brincou e quase foi mordido por um filhote de leão enquanto visitava a casa de um sheik catari.

Os números de Casimiro

A parceria entre Fifa, Livemode e Casimiro deu certo. Em 24 horas, Cazé conquistou 5,6 milhões de espectadores na transmissão da cerimônia de abertura e do primeiro jogo, entre Catar e Equador, no domingo (20).

Isso equivale a cerca de 21,7 pontos de audiência da TV tradicional. Dados do Kantar Ibope mostram que a Globo marcou 27,6 pontos na mesma transmissão. Cada ponto significa a marca de 205 mil domicílios com TV na Grande São Paulo, maior mercado consumidor de televisão do país.

O número foi maior do que o Fantástico e o Domingão com Huck daquele dia, que marcaram 17,5 e 15 pontos, respectivamente.

Segundo a colunista Cristina Padiglione, do jornal Folha de S.Paulo, a marca de Casimiro no primeiro dia foi maior do que a média diária do programa Brasil Urgente, do jornalista José Luiz Datena, na Band; e de “Poliana moça”, principal atração do horário nobre do SBT.

“É um montante considerável quando se compara a estrutura do TV Cazé com a de uma TV Globo, única detentora dos direitos na TV convencional aberta”, afirmou Padiglione.

Entre os patrocinadores da transmissão do streamer estão marcas como Nubank, Coca-cola, McDonald’s, iFood, Vivo, Brahma e Unilever – grandes nomes em seus respectivos mercados e anunciantes tradicionais das exibições na Globo.

“Certo é que nunca ninguém chegou tão próximo da máquina do Grupo Globo como figura independente”, escreveu Padiglione.

Na visão de Bruno Maia, especialista em mídia esportiva e sócio da empresa de streaming esportivo Feel the Match, o sucesso de Casimiro reflete um movimento de pulverização do conteúdo e a busca do público por outros formatos de transmissão que não a TV tradicional.

“O sucesso de Casimiro é fruto dessa descentralização. É uma transmissão bem diferente da que temos em canais tradicionais e atende a um público específico”, disse à revista Veja na quarta-feira (23). Maia acredita que a tendência vai se consolidar cada vez mais .

“Estamos falando para uma geração de consumidores que consomem conteúdos na hora e local em que quiserem, e o interesse por produções que contem histórias e bastidores é cada vez maior”, afirmou.

A trajetória de Casimiro

Carioca “da gema”, Casimiro nasceu em 1993. Vascaíno fanático desde a infância, escolheu o jornalismo esportivo como carreira.

Ele começou a trabalhar em 2014, como parte do time de apresentadores e comentaristas do canal de TV Esporte Interativo – atualmente TNT Sports Brasil. Em 2019, foi convidado para ir para o programa SBT Esportes Rio – jornal e mesa redonda da filial carioca da emissora de Silvio Santos.

Em 2020, já na pandemia do coronavírus, começou a fazer lives em seu canal da Twitch para comentar o futebol brasileiro e, principalmente, sua paixão, o “Vascão”.

Cazé começou a fazer lives na Twitch no dia 8 de julho de 2020. A ideia era encontrar mais uma forma de se manter ativo durante a pandemia e tirar o pai do trabalho, já que ele mesmo se considera um “medroso”, e, por isso, seguiu à risca as recomendações de isolamento e distanciamento da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Eu perdi gente querida, gente que trabalhava comigo no SBT”, disse em entrevista ao jornalista André Henning. “Eu sou medroso, sou do grupo de risco, meus pais são idosos, tive medo de perder eles. A live foi uma forma de eu tirar meu pai do trabalho. Ele tinha contato com pessoas toda hora. E com a live eu consegui aposentar meu pai, finalmente, é a maior conquista da minha vida. Minha mãe não quer parar de trabalhar, infelizmente. Mas sendo bem sincero, eu tenho medo de morrer, sempre tive.”

Desde meados de 2022, Casimiro é considerado o maior streamer do mundo em termos de audiência: são mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube e Twitch, 4 milhões de inscritos, sendo que 97 mil desses são pagantes voluntários, doando mensalmente a Cazé na Twitch valores que vão de R$ 7,90 a R$ 39,99. Fora da época da Copa do Mundo, ele segue fazendo transmissões diariamente, comentando vídeos e memes que se espalham pela internet.

O carisma, a espontaneidade e o deboche são os adjetivos mais usados para descrever Casimiro, que foi eleito Homem do Ano na categoria Conteúdo Digital pela revista GQ Brasil.

Para Chico Barney, colunista de cultura pop do UOL, Cazé é o “ sucessor natural de Faustão e Galvão Bueno ”. “Informal e brincalhão, com os trejeitos que as pessoas usam entre amigos, Casimiro vai se tornando um role model para a turma de menor idade, a quem ele chama gentilmente de nerdolas”, afirmou em texto de setembro de 2021.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas