‘Nexo’ lança cobertura sobre educação na era das transições
Da Redação
03 de outubro de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h09)Produzido com apoio do Instituto Unibanco, projeto traz conteúdos para refletir sobre o papel das escolas e dos pesquisadores da área em meio às mudanças do século 21
Professora anotando em lousa digital
O Nexo dá início em outubro a uma cobertura especial sobre o papel das escolas e dos pesquisadores da área de educação em meio às mudanças do século 21. A série de conteúdos tem como ponto de largada o evento “Educação na era das transições”, promovido em São Paulo pelo Instituto Unibanco, parceiro do projeto. Nos dias 4 e 5 de outubro, convidados debaterão sobre “os desafios e oportunidades para a educação em um período de múltiplas, profundas e aceleradas transições”.
Apoiador do Nexo Políticas Públicas , o Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem, e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.
A cobertura especial “Educação na era das transições” vai acompanhar os temas do seminário, que vão das mudanças climáticas ao surgimento das inteligências artificiais, discutindo como essas transições impactam os rumos da educação no país. Os materiais publicados pelo Nexo ao longo das próximas semanas vão incluir textos, artigos de opinião e gráficos. O evento desta quarta-feira (4) propõe uma reflexão sobre a temática e contará com a participação de especialistas, profissionais da educação, representantes do poder público, lideranças do terceiro setor e acadêmicos.
A educação é um direito básico, universal e constitucionalmente garantido na sociedade brasileira, e importa para um regime democrático na medida em que permite, entre outros pontos, o desenvolvimento de seus cidadãos.
É na educação básica que valores democráticos , como liberdade, igualdade, diversidade e respeito são apresentados às crianças e adolescentes. O ensino superior, além da formação profissional capaz de preparar as pessoas ao mercado de trabalho, possibilita a produção científica responsável por avaliar e consolidar um regime democrático. As universidades são, por excelência, espaços de florescimento do pensamento crítico e de propulsão do debate público.
Políticas de expansão do acesso ao sistema educacional que permitam a inclusão de um corpo social diverso nas universidades, representado pelas diferentes raças, gêneros e classes socioeconômicas que compõem a sociedade, são fundamentais para uma noção de educação democrática.
Ao mesmo tempo, o direito à educação está inserido em contextos em profunda transformação: tecnológica, climática, demográfica, social e política. Assegurá-lo exige ideias de gestão, estratégias e conteúdos que levem em conta essas transições.
A parceria entre o Nexo e o Instituto Unibanco parte do tema do seminário sobre educação promovido pela instituição e vai tratar dos elementos que promovem transformações na educação no presente.
“A educação brasileira está vivenciando mudanças profundas, embora insuficientes para cumprir seu papel social de proporcionar a toda a população as condições mínimas de desenvolvimento humano. Diante de desafios imensos como a crise climática, as perdas de empregos mediante as novas tecnologias e o fim do bônus demográfico do país, debater o atual cenário da educação se mostra fundamental neste momento, de redefinição de rumos e de transformações no Brasil e no mundo”
Segundo o editor-chefe do Nexo Jornal, Conrado Corsalette, a cobertura dos temas tratados no evento é importante para engajar o leitor a refletir sobre esse tempo de transições.
“O mundo está em transição. É preciso, portanto, se preparar para mudanças inevitáveis. Nesta parceria, o ‘Nexo’ vai trazer conteúdos importantes para o entendimento desse movimento, em especial no que se refere à educação. E mais do que isso: vai dar ferramentas para que seus leitores e leitoras participem ativamente das transformações”
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas