Orangotango, coala, panda: a ‘diplomacia dos animais’
Pedro Bardini
20 de maio de 2024(atualizado 20/05/2024 às 19h41)Medidas implementadas por alguns países buscam unir interesses econômicos e conservação de espécies vulneráveis e em risco de extinção
Temas
Compartilhe
O orangotango Manja segurando uma bandeira da Malásia em comemoração aos 43 anos de independência do país. Espécie animal está em extinção
O governo da Malásia anunciou que vai presentear com orangotangos as nações que comprarem o óleo de palma produzido no país. O anúncio ocorreu durante um fórum de biodiversidade no dia 8 de maio.
Durante o evento, o ministro das Plantações e Commodities, Johari Abdul Ghani, disse que a “diplomacia do orangotango” será “uma manifestação de como a Malásia conserva espécies selvagens e mantém a sustentabilidade de florestas, especialmente na indústria de plantações de óleo de palma”.
O país asiático é o segundo maior exportador do óleo de palma – que é o produto vegetal mais consumido no mundo. Segundo relatório da agência de vigilância climática Rimba Watch, cerca de 2,3 milhões de hectares de florestas na Malásia foram dedicados à produção do óleo durante 2023. Os orangotangos, que habitam as árvores das florestas, são considerados uma espécie em extinção, e a produção do óleo é apontada como uma das maiores ameaças a esses primatas.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas