Vale tudo pelo espólio? Os governadores no ato de Bolsonaro
Marcelo Montanini
07 de abril de 2025(atualizado 08/04/2025 às 22h18)Sete gestores estaduais estiveram em manifestação em São Paulo em defesa do PL da Anistia. Ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado e está inelegível até 2030
Jair Bolsonaro com Romeu Zema, Jorginho Mello, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Wilson Lima, Ratinho Jr e Mauro Mendes
Sete governadores estiveram no domingo (6) no ato em São Paulo em defesa do PL da Anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, de olho no espólio de Jair Bolsonaro (PL). Essa foi a primeira manifestação bolsonarista depois de o Supremo Tribunal Federal ter acolhido a denúncia contra o ex-presidente e militares pela tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro, que já está inelegível até 2030 por decisão anterior do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é agora réu na corte constitucional.
Dos sete governadores que foram à manifestação, quatro têm pretensões de ser candidatos nas eleições presidenciais de 2026: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO) — este último já lançou pré-candidatura ao cargo. Wilson Lima (União-AM), Mauro Mendes (União-MT) e Jorginho Mello (PL-SC) também compareceram ao ato.
44,9 mil
foi a quantidade de pessoas que estiveram no ato, segundo o grupo de pesquisa Monitor do Debate Político do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e da ONG More in Common, sob coordenação de especialistas da USP (Universidade de São Paulo)
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas