Extra

Moraes manda prender blogueiro e caminhoneiro bolsonaristas

Da Redação

03 de setembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h20)

Wellington Macedo e Zé Trovão viraram alvo de mandados sob justificativa de que é preciso ‘aprofundar investigações’ sobre atos de 7 de setembro

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Wellington Macedo segura um microfone em frente a placa do Palácio do Planalto

Blogueiro Wellington Macedo grava vídeo em frente ao Palácio do Planalto

Por ordem de Alexandre de Moraes, do Supremo, a Polícia Federal prendeu provisoriamente nesta sexta-feira (3) o blogueiro bolsonarista Wellington Macedo, um dos articuladores dos atos a favor de Jair Bolsonaro marcados para 7 de setembro , Dia da Independência.

O ministro do tribunal também determinou a prisão caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, outro organizador das manifestações – até o meio-dia de sábado (4) ele não havia sido preso.

Ambos já haviam sido alvos de busca e apreensão em agosto, no âmbito de um inquérito que apura ameaças antidemocráticas na organização dos atos de 7 de setembro. Esse mesmo inquérito tem como alvo o cantor Sérgio Reis, que havia aparecido em um áudio fazendo ameaças ao Senado e defendendo a invasão do Supremo para a destituição de todos os ministros do tribunal.

A ordem foi dada por Moraes a partir de pedido da Procuradoria-Geral da República. Os pedidos de prisão foram justificados pela Polícia Federal a partir do argumento de que é necessário “aprofundar as investigações”. Após a operação de agosto, Macedo e Zé Trovão também foram proibidos de se comunicar entre si e de usar as redes sociais. Mas eles apareceram mesmo assim em uma transmissão ao vivo do blogueiro Oswaldo Eustáquio, segundo o jornal O Globo.

Na live, Macedo e Zé Trovão voltaram a convocar manifestações de 7 de setembro. O caminhoneiro ainda confirmou que participará dos atos, embora esteja proibido por decisão de Moraes. Ele chegou a desafiar a Polícia Federal a prendê-lo: “se prepara meu amigo, porque se quiserem me prender no dia 7 de setembro, vão me prender no meio do povo”. No sábado (4), depois da ordem de prisão, publicou vídeo provocando Moraes diretamente: “que tal você mesmo vir à Paulista no dia 7 de setembro e me prender?”.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas