Extra

Ministro da Economia, Guedes tem empresa em paraíso fiscal

Da Redação

03 de outubro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h25)

Documentos revelados por consórcio jornalístico mostram que aportes em offshore somam US$ 9,55 milhões de dólares. Mesmo que tenha sido declarado à Receita, dinheiro no exterior suscita suspeitas sobre conflito de interesses

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: MARCOS CORRÊA/PR – 05.FEV.2021

Paulo Guedes, sentado e sem máscara, gesticula em frente a um microfone. Ao, a bandeira do Brasil e um painel azul com o símbolo da presidência da República.

Paulo Guedes em entrevista coletiva em Brasília


Documentos revelados neste domingo (3) mostram que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem uma empresa ativa nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. A descoberta, feita pelo ICIJ (Consórcio de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês) e reportada pela revista Piauí , levanta suspeitas sobre conflito de interesses na atuação do ministro.

Guedes controla diretamente as aplicações da Dreadnoughts International desde 2014, uma empresa que tem como sócias sua mulher e sua filha e na qual já foram aportados US$ 9,55 milhões. Trata-se de uma offshore, nome dado a sociedades registradas em jurisdições com tributação baixa ou zero, regulamentação financeira pouco rigorosa e condições de alto segredo bancário. É um procedimento comum para quem deseja proteger seu patrimônio da instabilidade da economia de seu país de origem, e também para lavagem de dinheiro oriundo de atividades ilícitas.

Brasileiros podem ter investimentos em offshores, desde que a empresa seja declarada à Receita Federal e os recursos tenham origem lícita. No caso de servidores públicos, o Código de Conduta da Alta Administração Federal veda que autoridades mantenham aplicações do gênero caso elas possam ser afetadas por alguma decisão sua. O descumprimento da norma pode levar a penas que variam de advertência à demissão.

Uma vez empossada, a autoridade deve informar sobre o investimento no exterior ao Comitê de Ética Pública, um órgão consultivo, em até dez dias da sua posse. À revista Piauí, Guedes afirmou que cumpriu esse prazo, além de ter declarado os recursos à Receita. Segundo a publicação, o mais comum é que o servidor se afaste da administração direta da offshore após a comunicação – o que o ministro não fez. O Comitê de Ética Pública só julgou o caso dois anos e meio depois, e arquivou-o sem qualquer recomendação.

Há suspeitas de conflito de interesses, uma vez que Guedes chancela e lida com causas que tem relação direta com seu patrimônio no exterior. Uma delas é a reforma tributária. O Ministério da Economia apoiou a derrubada da taxação de ganhos de capital no exterior em proposta que tramita no Congresso. Igualmente, patrocinou a redução da alíquota para repatriação de recursos. Parlamentares da oposição afirmaram vão acionar o Ministério Público Federal para investigar as revelações.

Outro membro do governo Bolsonaro também foi alvo de escrutínio do Pandora Papers, projeto do ICIJ que teve acesso a 11,9 milhões de documentos sobre offshores em paraísos fiscais e teve acesso a informações financeiras de autoridades e figuras públicas do mundo todo. Trata-se de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que manteve uma empresa no Panamá por mais de 600 dias desde sua posse, até fechá-la em agosto de 2020. O cargo de Campos Neto lhe atribui acesso privilegiado a informações como câmbio e taxas de juros, que afetaram seus investimentos no exterior durante esse período. À Piauí, ele também disse ter declarado as aplicações tanto à Receita como ao Comitê de Ética Pública. Nesse último órgão, a revista não encontrou registros de qualquer procedimento nesse sentido.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas