Governo reduz tempo de isolamento para pessoas com covid
Da Redação
10 de janeiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h18)Novo período é de sete dias para pacientes sem sintomas. Prazo pode cair para cinco dias caso a pessoa apresente teste com resultado negativo para a doença
Temas
Compartilhe
Pessoas com máscaras carregam sacolas cheias de compras em rua cheia no centro de São Paulo
O Ministério da Saúde decidiu reduzir nesta segunda-feira (10) de dez para sete dias o tempo de isolamento de pessoas com covid que não tenham sintomas. O prazo pode ser reduzido para cinco dias caso nesse dia a pessoa apresente resultado negativo de teste para o coronavírus.A medida vinha sendo cogitada desde o início do ano pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O período de isolamento deve variar de acordo com as condições de cada pessoa.“A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele [o paciente] não quis testar no quinto e estiver sem sintomas no sétimo ele pode sair”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, em entrevista a jornalistas. Em caso de persistência do quadro, o período pode se estender para até dez dias. Segundo a pasta:
A nova recomendação do Ministério da Saúde segue uma decisão tomada pelo CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos. No fim de dezembro de 2021, o órgão reduziu o período de isolamento domiciliar recomendado de dez para cinco dias, independentemente de o infectado ser sintomático ou não. A França também reduziu o tempo de isolamento de pacientes com covid-19 diante do avanço da ômicron, que traz sintomas mais leves.
A decisão tomada pelos Estados Unidos não é consenso entre especialistas e foi criticada pela AMA (Associação Médica Americana). A associação afirma que a nova diretriz do governo americano pode gerar uma disseminação ainda maior da covid-19 do que o país já vem enfrentando em meio à nova onda causada pela ômicron. A comunidade médica americana também demonstrou preocupação com uma possível sobrecarga do sistema de saúde do país.
Nesta segunda-feira (10), o estado de São Paulo também reduziu o tempo de quarentena para pessoas com covid-19. A partir de agora, o isolamento será de sete dias para quem apresentar sintomas e de cinco para quem for assintomático. Segundo a Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), todos os infectados deveriam cumprir de dez a 14 dias em isolamento.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Destaques
Navegue por temas