Extra

Bolsonaro chama assessores nordestinos de ‘pau de arara’

Da Redação

04 de fevereiro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h20)

Expressão pejorativa foi empregada em live na qual o presidente mostrou desconhecer o estado de procedência de padre Cícero, religioso venerado na região

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 02.09.2021

Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília

Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro referiu-se de forma depreciativa aos nordestinos ao chamar seus assessores originários dessa região depau de arara na live que fez nesta quinta-feira (3).

Pau de arara é uma expressão usada originalmente para designar os caminhões que levavam nordestinos pobres que fugiam da seca para o sul e o sudeste do Brasil. A expressão é muitas vezes empregada de forma depreciativa e preconceituosa.

Bolsonaro empregou essa expressão quando pediu que assessores – presentes ao seu redor, mas não visíveis no vídeo – confirmassem para ele qual o estado de nascimento de Padre Cícero. O presidente tinha dito Pernambuco, quando o correto é Ceará.É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero, porra?

Na live, Bolsonaro comentava a revogação de aproximadamente 20 decretos de luto oficial. Ele refutava a informação de que, entre os decretos revogados, estaria o de padre Cícero, religioso católico que nasceu na cidade de Crato (CE) em 1844 e viveu de 1872 a 1934 em Juazeiro do Norte (CE). Entre os decretos revogados, não constava de fato, nenhum relacionado ao religioso.

A declaração de luto é um ato simbólico que dura um determinado número de dias, estipulado no decreto, e depois perde a razão de ser. Assessores ouvidos pela imprensa de forma reservada disseram que não tem sentido prático revogar decretos antigos de luto.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto dizia que Padre Cícero viveu de 1844 a 1934 em Juazeiro do Norte. Na verdade, Padre Cícero nasceu em Crato e se mudou para Juazeiro do Norte em 1872. A informação foi corrigida às 15h51 de 4 de fevereiro de 2022.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas