Extra

Ipec: Lula tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro mantém 31%

Da Redação

19 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h42)

Cenário é de estabilidade em relação à pesquisa anterior. Ex-presidente oscilou para cima dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: RICARDO MORAES /REUTERS 21.07.2022

Materiais de campanha de Lula e Bolsonaro na eleição 2022: botons com o rosto de Bolsonaro e Lula enfileirados lado a lado

Materiais de campanha de Lula e Bolsonaro na eleição 2022

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), a duas semanas do primeiro turno, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem 47% das intenções de voto para presidente no pleito de 2 de outubro, enquanto Bolsonaro, do PL, em segundo lugar, tem 31%.

O cenário é estável em relação ao da pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 12 de setembro. Lula tinha 46% no levantamento de antes — ele oscilou agora um ponto percentual dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Bolsonaro registrou 31% nas duas datas.

Cenário estável

Gráfico compara intenções de voto em cinco pesquisas Ipec de 15 de agosto a 19 de setembro. Lula lidera em todos os cenários, pontuando de 44% a 47%. Bolsonaro ficou entre 32% e 31%. Outros candidatos têm menos de 10% de intenções de voto. O cenário indica estabilidade nas intenções de voto.

Atrás de Lula e Bolsonaro, estão Ciro Gomes, do PDT, com 7% das intenções de voto; Simone Tebet, do MDB, com 5%; e Soraya Thronicke, do União Brasil, com 1%. Nenhum deles cresceu ou caiu fora da margem de erro desde a pesquisa anterior. Ciro e Tebet estão tecnicamente empatados.

O Ipec citou os nomes dos candidatos Felipe d’Avila (Novo), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) aos entrevistados, mas nenhum deles chegou a marcar 1% das intenções de voto na pesquisa.

A pesquisa foi divulgada pela TV Globo, o portal G1 e a GloboNews. Este é o quinto levantamento feito pelo Ipec a pedido do grupo desde a oficialização das candidaturas ao Planalto. A pesquisa ouviu 3.008 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro em 181 municípios. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00073/2022.

ESTAVA ERRADO : A primeira versão do gráfico deste texto dizia que a primeira pesquisa Ipec feita desde o início da oficialização das candidaturas havia sido divulgada no dia 22 de agosto. Na verdade, ela foi divulgada no dia 15 de agosto. O gráfico foi corrigido às 22h25 de 19 de setembro de 2022.

Continue no tema

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas