Extra

Puxada pela educação, inflação sobe para 0,83% em fevereiro

Da Redação

12 de março de 2024(atualizado 12/03/2024 às 18h46)

Setor teve alta de 4,95%, em mês marcado pelo reajuste de mensalidades. Índice acumulado de 12 meses está em 4,50%, dentro da meta do Banco Central

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: Amanda Perobelli/REUTERS - 13.03.2020Sala de aula vazia na cidade de Campinas, em São Paulo

Sala de aula vazia na cidade de Campinas, em São Paulo

A inflação brasileira em fevereiro, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), subiu 0,83%, puxada sobretudo pelo reajuste anual na educação. Em janeiro, os preços aceleraram 0,42%. Em fevereiro de 2023, a variação havia sido de 0,84%.

O número, considerado acima das expectativas de economistas e agentes do mercado financeiro, foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12). 

4,98%

foi o aumento dos preços do setor de educação em fevereiro de 2024

Com a aceleração, o acumulado da inflação em 12 meses ficou em 4,50%, mostrou o IBGE. Ainda segundo o instituto, dos nove grupos pesquisados, sete sofreram alta em fevereiro.

Apesar de estar acima da projeção, o gerente da pesquisa, André Almeida, afirmou que o resultado se deve “aos reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo”, como registrou o jornal Folha de S.Paulo. Além de educação, outro setor com alta destacada foi o de alimentação e bebidas, cujo aumento foi de 0,95%.

Em 2023, o Brasil fechou o ano em com uma inflação de 4,62%, num índice dentro da meta perseguida pelo Banco Central. Em Expresso, o Nexo explicou quais fatores influenciaram nos números, que envolve desde os alimentos mais baratos até os efeitos dos juros altos.

ESTAVA ERRADO: A primeira versão deste texto continha um erro de digitação no qual afirmava que 4,98% foi a inflação do setor de educação em fevereiro de 2023. Na verdade o índice corresponde a fevereiro de 2024. A informação foi corrigida às 15h23 do dia 12 de março de 2024. 

O Nexo agora tem um canal no WhatsApp!

Você pode se inscrever neste link

Ative as notificações para receber avisos de publicação ao longo do dia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas