Especial Republica

Especial

A serviço do público

Da Redação

Em 08 de abr de 2022

Em gráficos, textos, entrevistas e artigos de opinião, o ‘Nexo’ desmistifica questões relacionadas ao funcionalismo e faz um panorama do setor público no Brasil

O Atlas do Estado Brasileiro produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que havia 9,46 milhões de pessoas com vínculo público no Brasil em 2019. É quase o dobro do número de servidores computado três décadas antes, em 1986, quando 5,1 milhões faziam funcionar a máquina pública do país.

Esse é um dos números que estigmatizam a categoria no Brasil, muitas vezes apontada como vilã quando o assunto é gasto público. A atuação desses profissionais, no entanto, é fundamental para o atendimento da população – algo destacado sobretudo ao longo da pandemia de covid-19.

De novembro de 2021 a abril de 2022, o Nexo traçou, em diferentes formatos, um panorama do serviço público no Brasil em todas as esferas de governo, confrontando as distorções que geralmente acompanham o debate sobre o segmento. Essa cobertura especial contou com apoio da organização República.org.

Produzido por Isabela Cruz e Fernanda Boldrin

Arte e desenvolvimento por Thiago Quadros

©2022 Nexo Jornal

Este conteúdo é parte da cobertura especial “a serviço do público”, que tem o apoio da república.org, um instituto apartidário e não-corporativo, dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público, em todas as esferas de governo.