Expresso

Como estava o Brasil na última vez que a Selic superou 14%

Marcelo Montanini

19 de março de 2025(atualizado 19/03/2025 às 21h43)

Copom subiu taxa básica de juros para 14,25%. Patamar é o mesmo registrado durante o governo Dilma Rousseff em 2016. Cenários econômicos nos dois momentos são diferentes

Temas

Compartilhe

FOTO: Raphael Ribeiro/Banco Central 29.01.2025Reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central em 29 de janeiro de 2025

Reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central em 29 de janeiro de 2025

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (19) um aumento de 1 ponto percentual na taxa Selic. Com isso, a taxa básica de juros subiu de 13,25% para 14,25% ao ano — o mesmo nível registrado durante o governo de Dilma Rousseff.

Esse também é o maior patamar da Selic desde outubro de 2016. À época, a taxa básica de juros bateu 14,25% em julho de 2015 e se manteve estável por um ano e três meses. Os cenários econômicos da época e de hoje, no entanto, são diferentes.

10 anos de juros no Brasil

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas