O paulistano Marcelo D’Salete é quadrinista, mestre em história da arte pela USP e professor de artes plásticas no ensino médio e fundamental. Começou publicando quadrinhos nas revistas Quadreca e Front, em 2001, e sua graphic novel de estreia é “Noite Luz” (Vila Lettera, 2008), lançada no Brasil e na Argentina. Ele também é autor de “Cumbe” (Veneta, 2014), que trata do período colonial e da resistência negra à escravidão, publicado em Portugal, França, Áustria, Itália e Estados Unidos.
Nos quadrinhos, D’Salete combina ficção com a pesquisa em documentos históricos, e propõe novas leituras ao revisitar passagens da história do país. Seu livro mais recente, “Angola Janga” remonta às últimas décadas do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, em uma narrativa sob a olhar de protagonistas negros. A graphic novel, publicada pela editora Veneta, é resultado de 11 anos de trabalho.
Graduado em artes plásticas, o autor transita pelo universo do design gráfico, dos quadrinhos e das ilustrações. Para ele, uma das melhores partes da profissão é o contato com leitor. Leia, nesta entrevista, mais sobre a trajetória de D’Salete nas HQs.

Trecho do livro “Angola Janga”, de 2017