Coluna

Humberto Laudares

Inté

28 de fevereiro de 2018

Temas

Compartilhe

Com a derrocada do tipo de política hegemônica no Brasil, o tema que está à mesa é, não gratuitamente, o da renovação política

Durante o último ano, uma pergunta sempre me rondava: qual será o tema do meu próximo texto para oNexo? Admito que curtia essa preocupação constante. Mas, hoje, preciso deixar meu “inté” para você. Esta é minha última coluna.

Como deve ter notado pelo que escrevo, eu sou uma pessoa que vive muito intensamente a política, mesmo na crise. Neste tão esperado ano de 2018, eu deverei voltar minhas energias para as eleições, o que poderia prejudicar minha função de colunista doNexo. E você não merece isso.

Confesso que gostei muito da experiência de ser um colunista deste jornal eletrônico super cool. O mundo estava caindo lá fora, mas precisava me concentrar quinzenalmente para continuar nosso bate-papo, tendo o cuidado de não misturar meus artigos com meu trabalho, questões pessoais ou outros projetos que desenvolvia paralelamente.  Era como se eu fosse para uma varanda e olhasse o que estava pegando lá fora. Aí escrevia e mandava para os meus editores preferidos, Marina e José.

Quando comecei a escrever aqui, meu objetivo era dialogar com você sobre uma série de temas atuais que impactam o desenvolvimento de longo prazo do Brasil, com base na literatura acadêmica e nas evidências, sem ser careta. De certa forma, tentei fazer isso falando sobre desigualdade, sustentabilidade e tópicos relacionados à economia. Mas o tema que mais ocupou minhas colunas foi política. E por quê?

A resposta é simples: um dos maiores problemas que o Brasil vive hoje, que atrasa o avanço de muitas agendas setoriais e o progresso das futuras gerações, é a política. Há os que acham que política é apenas o jogo pelo poder. De fato, é poder também. Mas quando o fim último é o poder, os representantes se cegam sobre o potencial que ela tem para a melhoria do padrão de vida das pessoas por meio de políticas públicas, em outras palavras, para o desenvolvimento do país. Leu alguma coisa que lhe é familiar?

Humberto Laudaresé especialista em políticas públicas e desenvolvimento. É Ph.D em Economia pelo Graduate Institute, em Genebra (Suíça), e mestre pela Universidade Columbia (Estados Unidos). Fez Ciências Sociais na USP e Administração na FGV de São Paulo. Trabalhou com políticas públicas em governos, no parlamento e em organismos internacionais. Para acompanhar sua página no Facebook: www.facebook.com/laudares

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas