Quais os impactos das tarifas de Trump no comércio global
Marcelo Montanini
03 de abril de 2025(atualizado 08/04/2025 às 22h21)Tarifaço de presidente republicano atingiu quase todos os países do mundo, parceiros ou adversários dos Estados Unidos. Medida redesenha política comercial americana
Temas
Compartilhe
Donald Trump discursando sobre taxação de importações
As tarifas anunciadas por Donald Trump na quarta-feira (2) afetaram parceiros comerciais e adversários geopolíticos. O “Dia da Libertação”, como chamou o presidente americano, marcou a mais drástica reformulação do comércio global em décadas, provocando incômodo em diversos países e fazendo os mercados de ações despencarem.
O tarifaço atingiu mais de 150 países. A medida inclui uma tarifa geral mínima de 10%, que contempla Brasil, Reino Unido e Austrália, ou específicas para alguns países, como a China (34%), a Índia (26%) e a União Europeia (20%). Ademais, entraram em vigor sobretaxas setoriais que haviam sido anunciadas anteriormente.
Neste texto, o Nexo explica como funcionam as tarifas anunciadas por Trump, como elas redesenham o comércio global e quais são os potenciais impactos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas