Temas
Compartilhe
Em 2015, quando comecei o trabalho com a disciplina “ Intelectuais Negras: saberes transgressores, escritas de si e práticas educativas de mulheres negras ”, as estudantes chegavam com poucas referências de autoras negras. O fato de falarem mais de Angela Davis e bell hooks do que de Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus sempre me chamou atenção, produzindo muitos incômodos. A construção de cânones pelo mercado editorial é tão forte que faz com que jovens leitoras conheçam mais escritoras estrangeiras do que as de seu país. Um desconhecimento que incide diretamente na dificuldade de se sentirem identificadas com o trabalho intelectual. Observando esse contexto, durante dois anos montei programas de curso com exclusividade de autoras negras brasileiras na bibliografia. Mudanças começaram a acontecer. De 2017 em diante, as turmas passaram a chegar com listas mais amplas, que continham, inclusive, autoras que eu mesma, como professora, desconhecia. Foi o caso de Stela do Patrocínio (1941-1992).
Grande poeta brasileira, Stela, aos 21 anos foi internada no Hospital Psiquiátrico D. Pedro II. Entre 1966 e 1992, ano de sua morte, viveu na Colônia Juliano Moreira, lugar onde, por meio do trabalho com a mente, ressignificou a violência dos choques elétricos e o confinamento. A obra dessa brilhante intelectual, lembrada pela psicanalista e filósofa Viviane Mosé por seu “porte altivo”, apresentou-se na forma de falas e textos curtos, que passaram a integrar um ateliê montado na Colônia, em 1986:
Nasci louca
Meus pais queriam que eu fosse louca
Os normais tinham inveja de mim
Giovana Xavieré professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Formada em história, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado, por UFRJ, UFF, Unicamp e New York University. É idealizadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras. Em 2017, organizou o catálogo “Intelectuais Negras Visíveis”, que elenca 181 profissionais mulheres negras de diversas áreas em todo o Brasil.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.
Navegue por temas