Coluna

Randolfe Rodrigues

Democracia, liberdade de imprensa e a escalada autoritária

15 de maio de 2020

Temas

Compartilhe

Não é a mídia que incomoda Bolsonaro, mas sim a denúncia da sua completa irresponsabilidade como governante

O apelo informal à imprensa enquanto um quarto poder de Estado remonta suas origens ao período da Revolução Francesa. O termo foi cunhado para se referir aos incipientes meios de comunicação da época, sugerindo que a mídia seria o poder cidadão responsável por vigiar os outros três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Assim como a saúde e a educação, há quem defenda que o acesso à informação também é um direito fundamental, sendo legítimo ao cidadão o direito de informar e receber informações. Atentar contra esse direito fere o espírito republicano e abala os pilares democráticos ao ignorar a imprensa como uma das bases de fundação dessas sociedades.

Em outras palavras, a democracia pressupõe acesso à informação, e ocupar cargos eletivos é assumir, em princípio e a rigor, os valores democráticos. Daí a inadmissibilidade dos reiterados ataques e da escalada de hostilidade de Bolsonaro e apoiadores conta a imprensa.

Enquanto instituição, a imprensa tem papel central nas sociedades democráticas, sendo uma das bases de formação da opinião pública, elemento essencial para o pleno exercício das liberdades republicanas. Ao atacar os meios de comunicação, Bolsonaro agride duplamente as liberdades: a da imprensa de informar e a do cidadão de ser informado. A liberdade de imprensa não é uma benesse governamental, ela é um direito inalienável do povo.

A necropolítica bolsonarista age com método, e um deles é a edificação de inimigos imaginários, numa tentativa de distrair as atenções das mazelas do governo. A crise instalada com a pandemia do novo coronavírus escancarou a incapacidade de Bolsonaro em administrar o país e deu início a uma escalada de violência nos ataques perpetrados contra a imprensa. As habituais ofensas verbais ganharam a companhia de agressões físicas de bolsonaristas a jornalistas.

Randolfe Rodrigues

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas