Coluna

Marcelo Coelho

O tempo das torcidas passou: reza e mandinga é o que resta

25 de outubro de 2023

Temas

Compartilhe

Paz uma ova, estrebucho aqui na segurança do meu computador. Nunca me senti tão belicoso. Começo a entender por quê

Nunca me dediquei a entender o conflito entre Israel e Palestina; é daqueles assuntos que, como tanta gente, acho praticamente impossíveis de resolver e que só produzem notícias terríveis e desanimadoras.

Eu mesmo estou surpreso, portanto, com o quanto me envolvi emocionalmente ao saber dos ataques do Hamas aos jovens que estavam numa rave e às famílias morando num ou noutro kibutz isolado em Israel.

É estranho, porque nem o 11 de setembro me deixou tão enfurecido. Talvez seja o aspecto físico, pessoal, direto dos ataques. No 11 de setembro, os aviões explodiram nas Torres Gêmeas; agora, foi preciso que um ser humano, portando faca ou metralhadora, entrasse na casa de outros seres humanos e matasse mães na frente de filhos, filhos na frente de mães.

Tudo é bárbaro, claro. Um míssil, lançado de 100 quilômetros de distância, mata um bebê; um terrorista, com um fuzil, mata outro bebê. Para o bebê, a morte é igual. Do ponto de vista de quem mata, posso estar errado, mas uma coisa me choca mais do que a outra.

Mas, repito, tudo é horrível – sem pensar na contabilidade de quem mata mais de um lado ou de outro.

Marcelo Coelhoé jornalista, com mestrado em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo). Escreveu três livros de ficção (“Noturno”, “Jantando com Melvin” e “Patópolis”), dois de literatura infantil (“A professora de desenho e outras histórias” e “Minhas férias”) e um juvenil (“Cine Bijou”). É também autor de “Crítica cultural: teoria e prática” e “Folha explica Montaigne”, além de três coletâneas com artigos originalmente publicados no jornal Folha de S.Paulo (“Gosto se discute”, “Trivial variado” e “Tempo medido”).

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas