Coluna

Marcelo Coelho

Dever fundamental do ser humano: não encher a paciência

11 de dezembro de 2024

Temas

Compartilhe

Porque não se trata apenas de evitar a própria dor, ou o naufrágio de todos os sentidos e faculdades mentais. Trata-se, morrendo, de cumprir o que considero como dever fundamental de todo ser humano: não encher a paciência alheia

Foi um ato de coragem, sem dúvida, e que poucos teriam, a decisão do poeta Antonio Cícero: sabendo estar com Alzheimer, viajou para a Suíça e pagou uma clínica para que pudesse terminar seus dias em paz, sem dor e sem demora.

Não sei o que faria em seu lugar. Sempre se pode encontrar algum motivo, vulgo esperança, para viver mais um pouquinho. Quem sabe se, daqui a dois meses, não surge um remédio milagroso… 

É claro que, enquanto isso, a doença progride, e chega o momento em que já não se tem controle sobre as próprias decisões. Melhor morrer antes. Por outro lado, como não se está sofrendo nenhuma dor física insuportável, diminui a urgência da eutanásia.

Fiz duas ou três endoscopias nestes últimos tempos. Pelo que vi, a anestesia está cada vez melhor. 

Antigamente, falava-se em “tubagem” e a experiência, que não tive, era notoriamente das mais desagradáveis. Quando chegou minha primeira vez, deram-se um xarope cor-de-rosa, grosso e repulsivo de tão doce,  que me deixou como uma pasta por três dias.

Marcelo Coelhoé jornalista, com mestrado em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo). Escreveu três livros de ficção (“Noturno”, “Jantando com Melvin” e “Patópolis”), dois de literatura infantil (“A professora de desenho e outras histórias” e “Minhas férias”) e um juvenil (“Cine Bijou”). É também autor de “Crítica cultural: teoria e prática” e “Folha explica Montaigne”, além de três coletâneas com artigos originalmente publicados no jornal Folha de S.Paulo (“Gosto se discute”, “Trivial variado” e “Tempo medido”).

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

Navegue por temas