5 descobertas sobre a inteligência do seu cachorro
Kaluan Bernardo
16 de fevereiro de 2016(atualizado 28/12/2023 às 06h01)Cães são capazes de reconhecer linguagem corporal, sentir ciúmes, entender palavras, entre outras coisas
Temas
Compartilhe
Falar que um cachorro é realmente inteligente não é papo de maluco. Nos últimos anos, os cientistas têm se surpreendido ao descobrir que a inteligência dos animais é mais complexa e sofisticada do que muitos imaginavam. Stanley Coren, doutor em Psicologia e autor de “A Inteligência dos Cães”, diz que o raciocínio linguístico de um cão pode ser comparado ao de um bebê de dois anos e meio.
No geral, cachorros têm uma inteligência única que difere de outros animais. E, entre eles, seu intelecto também varia. No entanto, de acordo com Brian Hare, professor do Centro para Neurociência Cognitiva da Universidade de Duke, é incorreto pensar que uma raça é mais inteligente que outra. “Há diferentes tipos de inteligência e diferentes cachorros são bons em diferentes coisas”, diz à revista “ Scientific American ”.
Isso não significa que seu cão seja quase uma pessoa. Em entrevista ao jornal “ The New York Times ”, Clive D. L. Wynne, professor de psicologia na Universidade da Flórida, diz que “não devemos nos enganar a ponto de pensar que um cachorro veja o mundo como nós”.
De qualquer forma, no geral, cães surpreendem em suas diferentes inteligências. “A cachorra babando no seu sapato pode não parecer a lâmpada mais brilhante na caixa, mas ele vem de uma longa e bem sucedida linha de cachorros e é membro de uma das espécies de mamíferos mais bem sucedidas do planeta depois de nós”, garante.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas