Quais os efeitos da reação da Anatel ao limite da internet fixa
Tatiana Dias
18 de abril de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h44)Agência reguladora decide que proibirá suspensão ou redução na velocidade sem aviso prévio aos usuários. Mas a política das empresas permanece a mesma
Temas
Compartilhe
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou na segunda-feira (18) que proibirá que operadoras de internet cortem a conexão ou restrinjam a velocidade dos usuários que excederem o uso de seu limite de dados nos terminais fixos. A decisão aconteceu após uma intensa campanha contra esses limites.
Na prática, não significa que a política das empresas de internet irá mudar. Será adiada e melhor comunicada, mas a tendência de se cobrar pelo consumo de dados na internet fixa permanece a mesma.
Nos últimos meses, as maiores operadoras de telefonia do país começaram a adotar para a internet fixa a chamada franquia, ou seja, o estabelecimento de um teto de consumo de dados online para os usuários.
Antes, os planos eram comercializados apenas de acordo com a velocidade (e não com a quantidade de dados consumida). Com a mudança adotada por algumas operadoras nos últimos meses, foi estabelecido um limite no caso dos dados, assim como acontece nas redes de internet móvel.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas