Expresso

Como mães estão aprendendo sobre maternidade com desconhecidas na internet

Beatriz Montesanti

07 de maio de 2016(atualizado 28/12/2023 às 01h48)

Grupos de mulheres no Facebook e no Whatsapp substituem os antigos conselhos de tias

Temas

Compartilhe

FOTO: CASI WIEDBRAUK/CREATIVE COMMONS/FLICKR

Dúvidas sobre a maternidade antes tiradas quase sempre por mães, tias e avós, agora são sanadas por desconhecidas via internet. É a avaliação que faz Liliana Morales, mãe há pouco mais de quatro anos, e participante de três grupos no Facebook sobre a questão.

São inúmeras comunidades disponíveis na rede, algumas exclusivas, outras abertas, para diferentes tipos de mulheres e sobre os mais variados pormenores da maternidade. Nesses espaços, mães discutem que pomada passar para rachadura no bico do seio, recomendações de clínicas de vacina ou onde encontrar o material escolar.

Liliana entrou pela primeira vez em um desses grupos antes mesmo de ele existir na rede social. Na época, estava assustada com o tamanho de seus seios após dar a luz e foi pesquisar possíveis razões na internet. Descobriu uma comunidade de mulheres do Yahoo que debatia a questão. Hoje, o Matrice, grupo dedicado principalmente à amamentação, tem quase 4 mil participantes no Facebook.

Liliana descobriu que estava tendo um ingurgitamento mamário, excesso de leite nas mamas, comum após o parto. Quatro anos mais tarde, ela segue ativa na rede, compartilhando sua experiência com novas mães.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas