Como a nova lista de Janot atinge a articulação política de Temer
Bruno Lupion
14 de março de 2017(atualizado 28/12/2023 às 01h40)David Fleischer, da UnB, e Glauco Peres da Silva, da USP, avaliam situação do ministro-chefe da Casa Civil, alvo de pedido de abertura de inquérito na Lava Jato
Padilha comanda reunião no Palácio do Planalto após voltar de licença médica
O chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, reassumiu seu cargo no Palácio do Planalto na segunda-feira (13), após 21 dias de licença médica para realizar uma operação na próstata. Na terça-feira (14), virou alvo de um pedido de abertura de inquérito solicitado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao lado de outros quatro ministros do governo Michel Temer. No total, Janot enviou 83 pedidos de abertura de inquéritos ao Supremo Tribunal Federal.
O peemedebista foi um dos coordenadores da derrubada da ex-presidente Dilma Rousseff e é um dos melhores articuladores políticos à disposição do governo Michel Temer. Ele tem o mapa dos cargos públicos que podem ser preenchidos por indicação política e conhece as demandas de congressistas por verbas e nomeações. Por isso, é uma figura importante para fazer avançar as reformas propostas pelo Planalto ao Congresso, como a da Previdência e a trabalhista.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas