Expresso

As Farc vão virar um partido: a atual situação e o fracasso de 30 anos atrás

Matheus Pimentel

24 de julho de 2017(atualizado 28/12/2023 às 12h26)

Essa é mais uma etapa do processo de paz em curso na Colômbia. Há três décadas, quando guerrilheiros tentaram disputar eleições, foram assassinados por paramilitares

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: JAIME SALDARRIAGA/REUTERS – 27.JUN.2017

Presidente Juan Manuel Santos (à esq.) aperta a mão de Rodrigo Londoño, também conhecido como Timochenko, principal líder das Farc

O processo de paz colombiano entre governo, sociedade civil e Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ganhou um novo capítulo: nesta segunda-feira (24), o grupo guerrilheiro anunciou que o lançamento do partido político que constituirá em breve será no dia 1º de setembro .

O anúncio foi feito após um encontro entre dirigentes das Farc na capital Bogotá. Um deles, Carlos Antonio Lozada, disse que um congresso interno será feito no fim de agosto, com o intuito de definir a agenda partidária. O nome do partido será conhecido somente em 1º de setembro.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas