O que é o HPV, que atinge metade da população jovem brasileira
Luiza Bandeira
29 de novembro de 2017(atualizado 28/12/2023 às 12h05)Dados são de pesquisa do Ministério da Saúde; doença pode causar câncer, mas tem tratamento e pode ser prevenida
Adolescente toma vacina para prevenir HPV
Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Ministério da Saúde mostrou que 54,6% da população jovem brasileira está infectada com HPV (papilomavírus humano), vírus que pode causar câncer do colo do útero, entre outros. A pesquisa foi realizada em todas as capitais do Brasil e teve participação de 7.586 pessoas, com idades entre 16 e 25 anos. Destas, 2.669 foram testadas para HPV, e mais da metade apresentou infecção pelo vírus. Entre os participantes, 38,4% apresentaram tipos de HPV que podem causar câncer.
A alta prevalência de infecções por HPV na população não é exclusividade do Brasil. Nos Estados Unidos, estima-se que a incidência seja semelhante. Isso ocorre porque o vírus do HPV é muito contagioso e, além disso, não pode ser prevenido apenas com o uso de preservativo. O infectologista Juvêncio Furtado, professor de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC e Chefe do Departamento de Infectologia do Hospital Heliópolis, disse aoNexo que a situação não pode ser considerada uma epidemia, porque não há mudança expressiva na incidência. Mesmo assim, diz, ela é preocupante. “É um problema de saúde pública. A população precisa saber que é prevenível e curável. Mas, se avançar, a situação pode complicar. É importante ficar atento à deteção precoce e à prevenção.”
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas