Expresso

A crise das universidades federais. E uma análise sobre o problema

Juliana Domingos

08 de fevereiro de 2018(atualizado 28/12/2023 às 01h50)

Em dezembro, Ministério da Educação determinou que apenas 50% do orçamento ficará disponível para instituições em 2018

Temas

Compartilhe

Em julho de 2017, reitores das universidades federais anunciaram que a verba disponível para a manutenção das instituições naquele ano seria suficiente apenas até setembro. Nos meses anteriores ao alerta, centenas de funcionários vinham sendo demitidos, bolsas cortadas , obras paralisadas e contas deixadas pendentes.

O corte na verba para as universidades fora de quase 7%. Em dezembro, o orçamento anunciado para as federais em 2018 veio com uma mudança: pela primeira vez, apenas metade do dinheiro destinado a investimentos (gastos com obras e compra de máquinas) estará diretamente disponível para uso.

O restante será controlado pelo Ministério da Educação, que decidirá caso a caso para onde direcionar os recursos. Segundo o diretor de desenvolvimento da rede de universidades federais do MEC, Mauro Rabelo, nesse modelo as 63 universidades concorrerão entre si pela alocação de verba, disponibilizada conforme a avaliação de qual situação tem prioridade.

Reitores apontam perda de autonomia universitária, o que Rabelo garante que não acontecerá. Para ele, trata-se de uma forma de o MEC racionalizar o uso de verbas e acompanhar o andamento de obras. “Uma universidade que recebeu R$ 50 milhões em um ano não precisa necessariamente deste mesmo valor no ano seguinte, porque pode ter concluído as obras”, disse ao Estado de S. Paulo.

A medida – e as reações a ela – sintetiza duas visões opostas sobre as raízes da crise nas universidades federais. De um lado, são apontadas irregularidades na gestão de recursos. De outro, o incremento no número de alunos e os cortes orçamentários são indicados como motivo da má situação financeira.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas