PIB brasileiro recua 0,2%: quais os riscos de nova recessão
Jose Roberto Castro
30 de maio de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h23)Economia volta a ter resultado negativo depois de oito trimestres. Recuperação já era lenta e economistas ouvidos pelo ‘Nexo’ não descartam nova recessão
A recuperação da economia brasileira, que já era lenta após uma longa e profunda recessão, agora corre riscos. O Produto Interno Bruto do país recuou 0,2% nos três primeiros meses de 2019 na comparação com o último trimestre de 2018. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã de quinta-feira (30).
Isso significa que a soma de todos os bens e serviços que o país produziu em janeiro, fevereiro e março é 0,2% menor do que a produção de outubro, novembro e dezembro de 2018.
R$ 1,462 tri
é o valor do PIB brasileiro do 1º trimestre de 2019
É o primeiro resultado negativo do PIB desde o fim de 2016, quando o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getúlio Vargas, constatou o fim da recessão. Desde então, a economia brasileira vinha em uma lenta recuperação que já dava sinais de estagnação.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas