Expresso

Por que o teto de gastos voltou ao centro do debate

Marcelo Roubicek

07 de setembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 15h29)

Regra definida na gestão de Michel Temer não pode ser revista até 2026. Proposta de orçamento do governo Bolsonaro trouxe assunto à pauta no meio político e entre economistas

Temas

Compartilhe

FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL – 02.09.2019

Bolsonaro_teto

Bolsonaro indicou na quarta-feira (4) a possibilidade de mudar o teto de gastos, mas recuou no dia seguinte

Desde o final de agosto de 2019, a regra que institui o teto de gastos do governo voltou à discussão em Brasília e entre economistas.

A proposta do orçamento de 2020 do Palácio do Planalto, enviada ao Congresso em 30 de agosto, acendeu alertas para a possibilidade de paralisação da máquina pública por falta de recursos. Diante do aumento dos gastos obrigatórios e da impossibilidade de exceder o limite estabelecido durante a gestão de Michel Temer em 2016, o governo federal prevê a queda nos investimentos e nas despesas de custeio a níveis historicamente baixos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas