Expresso

Fundação Palmares: a negação do racismo e o discurso de Bolsonaro

Géssica Brandino

01 de dezembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 15h29)

Novo presidente de órgão dedicado a preservar a cultura negra é contra cotas e minimiza preconceito sofrido por negros no país. Suas falas se alinham a visão do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema

Temas

Compartilhe

A nomeação do jornalista Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares, na quarta-feira (27), foi repudiada pela comunidade negra. Em protesto, manifestantes chegaram a invadir na sexta-feira (29) o prédio da instituição , em Brasília.

A fundação foi criada em 1988 para promover e preservar a cultura negra no país, com ações de inclusão e sustentabilidade das comunidades remanescentes de quilombos, por exemplo. Ela está submetida à Secretaria Especial de Cultura, comandada por Roberto Alvim.

Filho de Oswaldo de Camargo, especialista em literatura negra e militante do movimento negro, o novo presidente da Fundação Palmares já publicou em redes sociais que o racismo não existe no Brasil”. Ele se identifica como “negro de direita”, “contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”.

Camargo também se manifesta contra as cotas raciais e favorável à perseguição ocorrida durante a ditadura militar. Chama a cantora Petra Gil e a atriz Camila Pitanga de “ladras racistas” por se identificarem como negras (e terem peles mais claras). Afirma ainda que a vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada em março de 2018, de ser esquecida. Veja abaixo algumas frases publicadas pelo novo presidente da Fundação Palmares:

Publicação no dia 20 de novembro

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas