Expresso

O projeto que troca empregos de pessoas com deficiência por tributo

Isabela Cruz

05 de dezembro de 2019(atualizado 28/12/2023 às 12h31)

Ministro da Economia Paulo Guedes apresentou proposta que permite a empresários trocarem a obrigação de reserva de vagas a pessoas com deficiência por pagamento à União

FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Cadeirantes na rampa do Congresso Nacional

Cadeirantes na rampa do Congresso Nacional

O governo Jair Bolsonaro apresentou à Câmara dos Deputados, no dia 26 de novembro, um projeto de lei que desobriga empresas de reservar vagas para pessoas com deficiência, o que é uma determinação da Lei de Cotas de 1991. Se o plano for aprovado, empresários poderão trocar contratações por pagamentos aos cofres federais.

O valor das transferências será de dois salários mínimos para cada vaga destinada a pessoa com deficiência não preenchida. O dinheiro será usado no Programa de Habilitação e Reabilitação Física e Profissional, Prevenção e Redução de Acidentes de Trabalho, do Ministério da Economia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas