Expresso

Brumadinho, 1 ano: as causas da tragédia e a realidade dos atingidos

Estêvão Bertoni

24 de janeiro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 23h39)

Elementos que contribuíram para o rompimento da barragem da Vale aparecem em auditoria externa e denúncia do Ministério Público de Minas Gerais. Tragédia deixou 270 mortos, sendo que 11 corpos ainda não foram encontrados

Temas

Compartilhe

FOTO: WASHINGTON ALVES – 20.JAN.2020/REUTERS

Faixa é estendida em Belo Horizonte antes de marcha de manifestantes da capital mineira até Brumadinho

Faixa é estendida em Belo Horizonte antes de marcha de manifestantes da capital mineira até Brumadinho

Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem da Vale com 9,7 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério, o equivalente a uma lagoa e meia do tamanho da Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, ruiu na cidade mineira de Brumadinho, às 12h28. A ruptura ocorreu em menos de dez segundos. Cinco minutos depois, 75% do material foi parar no meio ambiente que rodeava a estrutura.

O que tornava a tragédia mais dramática, para além dos potenciais danos ambientais, era o fato de que a mineradora mantinha, imediatamente abaixo da Barragem 1, as áreas industriais e administrativas de sua mina do Córrego do Feijão. Refeitório, vestiário, oficina e almoxarifado instalados na área eram usados por 600 pessoas.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas