Estímulo ou corte: o que é preciso saber sobre esse debate
Marcelo Roubicek
11 de março de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h34)Em meio a discussões sobre gastos públicos e teto de gastos, o ‘Nexo’ elencou os principais argumentos e as repercussões em Brasília
Paulo Guedes chega para cerimônia no Palácio do Planalto
A economia brasileira passa por um momento turbulento em março de 2020. Em meio à pandemia internacional do novo coronavírus e ao crash no preço do petróleo , a bolsa brasileira seguiu a tendência internacional e desabou . Na Ásia , na Europa e nos EUA , os saldos também foram negativos. Na terça-feira (10), as bolsas pelo mundo tiveram recuperações parciais, mas novas perdas ocorreram no dia seguinte.
Além do contexto internacional e das instabilidades do mercado financeiro, o Brasil também passa por um momento interno conturbado. O contexto político é de conflito entre o presidente Jair Bolsonaro e o Congresso, num impasse que gira em torno de disputas no Orçamento e das manifestações programadas para o dia 15 de março. Na economia, os dados de 2019 divulgados em 4 de março mostraram que o Brasil ainda caminha a passos lentos . O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu apenas 1,1% em 2019 e as projeções para o cenário de 2020 estão sendo revisadas para baixo.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas