Expresso

Quais as críticas a Shinzo Abe durante a pandemia no Japão

João Paulo Charleaux

07 de maio de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h40)

Premiê japonês retardou adoção de quarentena e promove remédios de efeito duvidoso, em comportamento similar a líderes como Trump e Bolsonaro

FOTO: POOL NEW/REUTERS – 04.05.2020

Abe tenta colocar máscara no rosto mas se atrapalha para posicionar na orelha. Ao lado esquerdo, uma bandeira do Japão pode ser vista

Premiê japonês, Shinzo Abe, em entrevista a jornalistas em Tóquio

O governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, decretou estado de emergência nacional por causa da pandemia do novo coronavírus no dia 7 de abril. Seis dias depois, uma pesquisa feita pela emissora japonesa NHK mostrou que, para 75% da população, Abe agiu tarde demais .

Até a emergência ser decretada, o premiê japonês preferiu manter uma postura de certa incredulidade , minimizando os riscos de alastramento descontrolado da doença, mesmo sem negar completamente sua gravidade. Para ele, a economia japonesa não podia parar por causa de uma crise sanitária, nem a Olimpíada, marcada para ocorrer em Tóquio nos meses de julho e agosto, poderia ser cancelada. Hoje, o evento foi adiado para 2021 mas não tem data para acontecer.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas