Expresso

Como a pressão motivou o governo a adiar a prova do Enem

Guilherme Henrique

20 de maio de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h40)

Exame estava previsto para novembro, mas derrotas na Câmara e no Senado forçaram Ministério da Educação a mudar de posição

Temas

Compartilhe

FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Prova do Enem de 2019 nas mãos do presidente do Inep

Em 2019, Enem teve pouco mais de cinco milhões de inscritos

O Enem (Exame nacional do ensino médio) de 2020 será adiado pelo prazo de “30 a 60 dias” a contar da data original da prova, prevista para ocorrer inicialmente em 1º e 8 de novembro. A decisão foi divulgada na quarta-feira (20) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do teste.

O Enem foi criado em 1998 com o intuito de avaliar estudantes do ensino médio nas escolas públicas e particulares do país. Desde 2009, o resultado do exame passou a contar como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas