Expresso

Quais são as queixas contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Isabela Cruz

27 de julho de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h46)

Profissionais da saúde apresentam a quarta reclamação contra o presidente, por crimes contra a humanidade. Petições são passo anterior a um longo processo que pode ou não resultar em denúncia pela corte internacional

FOTO: UESLEI MARCELINO/REUTERS – 15.JUL.2020

Bolsonaro de máscara, em meio a névoa

O presidente Jair Bolsonaro, em Brasília

O TPI (Tribunal Penal Internacional), localizado na cidade holandesa de Haia, recebeu neste domingo (26) um novo alerta contra Jair Bolsonaro. Assinada por uma coalizão que representa mais de um milhão de profissionais da saúde, a petição defende que o presidente brasileiro é responsável por crimes contra a humanidade e genocídio, por ações e omissões durante a pandemia do novo coronavírus.

Esta é a quarta comunicação apresentada contra Bolsonaro no tribunal, que recebe centenas de documentos do tipo todos os anos, de pessoas, entidades e países. Cabe à procuradoria da corte decidir se os fatos relatados merecem um exame preliminar (que costuma levar de um a dois anos), o primeiro passo de um longo processo que pode resultar em uma denúncia.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas