Expresso

Trump e Xi Jinping: como os líderes se apresentaram na ONU

Isabela Cruz

23 de setembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h52)

Presidentes dos EUA e China adotam linhas discrepantes na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas

Temas

Compartilhe

FOTO: EVGENIA NOVOZHENINA/REUTERS – 23.MAR.2020

Cartolinas com as imagens de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e de Xi Jinping, presidente da China, usando máscaras

Em Moscou, os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, são representados em cartolinas

No debate geral que marcou o início da 75ª sessão anual da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), os discursos dos presidentes das maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, foram tão aguardados quanto discrepantes. Pré-gravadas, as falas foram apresentadas na sede da ONU, em Nova York, assim como as dos demais chefes de Estado e governo.

A rivalidade entre Estados Unidos e China se estende do campo comercial e financeiro ao militar , passando por disputas quanto à estrutura 5G de internet e outras tecnologias , e tem gerado impacto econômico e tensões políticas no mundo inteiro. O assunto foi abordado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, logo na cerimônia de abertura da sessão anual.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas