Expresso

Como os índices de alfabetização pressionam gestões municipais

Estêvão Bertoni

07 de novembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h56)

Dados do MEC mostram que apenas 5% dos alunos de sete anos conseguem tirar conclusões de textos longos. Bom desempenho do Ceará é atribuído à cooperação entre prefeituras e governo do estado

FOTO: MARCELLO CASAL JR./ARQUIVO ABR

Observados por professora, alunos fazem atividades sentados em grupo ao redor das mesas em sala de aula

Alunos do ensino fundamental realizam atividades em grupo em sala de aula

Dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019 divulgados na quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação revelam um enorme desafio na alfabetização de crianças para as gestões municipais. As dificuldades a serem enfrentadas pelos prefeitos que se elegerem em novembro para o mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2021 serão maiores nas regiões Norte e Nordeste , em cidades do interior e com maiores proporções de alunos em áreas rurais.

Segundo a avaliação , apenas 5% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental em todo o Brasil alcançaram o nível 8 de língua portuguesa, o mais avançado, em que o aluno é capaz de inferir informações em textos longos. A primeira etapa do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, é responsabilidade dos municípios.

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