Como os índices de alfabetização pressionam gestões municipais
Estêvão Bertoni
07 de novembro de 2020(atualizado 28/12/2023 às 12h56)Dados do MEC mostram que apenas 5% dos alunos de sete anos conseguem tirar conclusões de textos longos. Bom desempenho do Ceará é atribuído à cooperação entre prefeituras e governo do estado
Alunos do ensino fundamental realizam atividades em grupo em sala de aula
Dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019 divulgados na quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação revelam um enorme desafio na alfabetização de crianças para as gestões municipais. As dificuldades a serem enfrentadas pelos prefeitos que se elegerem em novembro para o mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2021 serão maiores nas regiões Norte e Nordeste , em cidades do interior e com maiores proporções de alunos em áreas rurais.
Segundo a avaliação , apenas 5% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental em todo o Brasil alcançaram o nível 8 de língua portuguesa, o mais avançado, em que o aluno é capaz de inferir informações em textos longos. A primeira etapa do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano, é responsabilidade dos municípios.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas