Expresso

Os sonhos e dificuldades da ‘economia dos criadores’

Camilo Rocha

01 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h07)

Cenário onde profissionais ou amadores tentam ganhar a vida postando conteúdo em plataformas como Twitch, TikTok e OnlyFans se aqueceu na pandemia, mas o trabalho é duro e as possibilidades, limitadas

Temas

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO

Mulher negra aparece segurando lata de energético. Ela usa um short jeans e a parte de cima de um biquini

Depois de ficar famosa no TikTok, Camilla de Lucas participou do BBB 21

O termo “economia dos criadores” vem sendo usado nos últimos anos para se referir a um cenário onde indivíduos profissionais ou amadores produzem conteúdos na internet na esperança de serem patrocinados por marcas ou apreciadores.

São dançarinos, atores, professores, jornalistas, gamers, humoristas, esportistas, músicos, influenciadores ou até pessoas comuns jogando conversa fora ou fazendo brincadeiras. Seus conteúdos incluem de vídeos a fotos, de newsletters a cursos. Nesse contexto, o termo “criador”, que tem sabor de marketagem do Vale do Silício, se torna um guarda-chuva amplo e de sentido esvaziado.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas