Qual o lugar de Ciro Gomes com Lula na disputa presidencial
Fernanda Boldrin
04 de maio de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h07)Ex-governador do Ceará reitera críticas ao PT e tenta se apresentar como alternativa num segundo turno entre o petista e Bolsonaro nas eleições de 2022. O ‘Nexo’ ouviu cientistas políticos sobre seu potencial nesse cenário
Ciro Gomes em debate eleitoral em São Paulo
A mais de um ano das eleições de 2022, diversos presidenciáveis já se movimentam no tabuleiro político para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro, que pretende buscar a reeleição. Boa parte evita se colocar abertamente como pré-candidato, alegando que o momento é de discutir “projetos”, e não nomes . Não é o caso de Ciro Gomes (PDT), que já admite explicitamente a intenção de concorrer . Sua margem de votos é considerada estreita , mas a movimentação recente do pedetista tem sido observada de perto no meio político.
Ex-ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes já foi candidato à Presidência três vezes, em 1998, 2002 e 2018. Na disputa mais recente, ficou em terceiro lugar , com 12% dos votos. Apesar de ter chefiado a pasta da Integração Nacional no governo Lula, ele descarta a possibilidade de uma aliança com os petistas para o próximo pleito, reeditando um desacerto de 2018.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas