O que é o auxílio-diesel. E como os caminhoneiros o recebem
Taís Ilheu
24 de outubro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h29)Na mesma semana em que anunciou o Auxílio Brasil, Bolsonaro também prometeu um benefício a motoristas, que deve ser financiado pela manobra fura-teto. Categoria reagiu à proposta do presidente
Bloqueio de caminhoneiros na BR-324, perto de Salvador
O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira (21) que o governo planeja oferecer um auxílio aos caminhoneiros. A princípio, a promessa foi feita sem muitos detalhes durante um discurso de Bolsonaro na cidade de Sertânia (PE). O presidente afirmou apenas que cerca de 750 mil caminhoneiros autônomos seriam atendidos. Na noite do mesmo dia, Bolsonaro voltou a falar do assunto durante a live transmitida semanalmente em suas redes sociais. Ele disse que prevê o pagamento de um auxílio de R$ 400 mensais para gastos dos caminhoneiros com combustível até dezembro de 2022, ano eleitoral.
A promessa do auxílio-diesel veio na mesma semana em que o governo anunciou que o Auxílio Brasil , programa social que vai substituir o Bolsa Família e suceder o auxílio emergencial, também terá parcelas médias de R$ 400 mensais. Para tirá-lo do papel, o governo articulou na quinta-feira (21) uma manobra para furar o teto de gastos em 2022 e desencadeou uma crise, culminando na insatisfação do mercado financeiro e em uma debandada no Ministério da Economia .
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas