‘Nexo’ realiza evento sobre violência contra crianças e adolescentes
Da Redação
26 de novembro de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h32)Produzido em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, fórum terá como enfoque as ações preventivas em casos de maus-tratos
Temas
Compartilhe
Mão de criança toca superfície aveludada
O Nexo realiza nos dias 2, 6 e 8 de dezembro o 3 o Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância com o tema “Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – o papel da prevenção” em parceria com a FJLES (Fundação José Luiz Egydio Setúbal), instituição que atua em iniciativas sociais dedicadas à melhoria da qualidade de vida na infância, ao conhecimento científico sobre a saúde infantil e à assistência médica infanto-juvenil.
Em formato virtual, cada mesa temática do fórum debaterá o assunto com base em uma perspectiva diferente: o contexto brasileiro dos casos de violência contra crianças e adolescentes, a percepção nacional sobre esse tipo de agressão e maneiras de enfrentar e prevenir que crianças e adolescentes sofram tais abusos. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Galo da Manhã e a Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes são parceiros da iniciativa.
A parceria entre o Nexo e a FJLES ainda resultará em uma cobertura especial sobre o tema. A partir do mês de dezembro, serão publicados conteúdos em diversos formatos – gráficos, entrevistas, artigos de opinião, entre outros – tratando tanto das atitudes e comportamentos quanto de boas práticas de combate e prevenção à violência contra crianças e adolescentes.
Ações que resultem em danos potenciais para a saúde, a sobrevivência, o desenvolvimento ou a dignidade de uma criança podem ser consideradas como abuso ou maus-tratos, segundo definição da Organização Mundial da Saúde sobre o tema.
No Brasil, a proteção integral das crianças e adolescentes passou a ser amparada pela Constituição a partir de 1988, delegando essa responsabilidade à família, à sociedade e ao Estado. Dois anos depois, em 1990, outro passo importante para a definição de normas referentes a esse grupo social foi dado, com a criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Embora esses direitos existam no papel, entre 2016 e 2020, a violência intencional foi o motivo da morte de quase 35 mil crianças e adolescentes no país . Esses dados foram apurados pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que também informaram que de 2017 a 2020, aproximadamente 180 mil pessoas desse grupo etário foram vítimas de violência sexual.
O evento “Violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes – o papel da prevenção”, resultado da parceria entre o Nexo e a FJLES, busca contribuir com discussões e informações que possam alimentar a construção do Plano Nacional de Prevenção da Violência contra a Criança, que será coordenado pela Coalizão Brasileira pelo fim da Violência contra Crianças e Adolescentes a partir de 2022.
“A violência contra a criança e o adolescente é um fenômeno mundial. No Brasil, ela atinge níveis muito altos, e trazer esse assunto para discussão num Fórum de Políticas Públicas, com parceiros como o ‘Nexo’, entre outros, além de mostrar pesquisas e soluções que já deram certo, é muito importante para construirmos uma sociedade melhor”
Na visão de Paula Miraglia, diretora-geral do Nexo , discutir o tema que norteia o evento se relaciona ao propósito do jornal em dar destaque a assuntos relevantes do debate público.
“A parceria com a Fundação cria a possibilidade de tratarmos de um tema extremamente relevante para a agenda pública brasileira, a partir de evidências produzidas por novas pesquisas, algo que tem muito valor e conexão com o jornalismo produzido pelo ‘Nexo’”
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas