Expresso

Como ficou o ‘pacote de bondades’ de Bolsonaro para as eleições

Isadora Rupp

29 de junho de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h44)

Medidas de PEC aprovada no Senado incluem ‘voucher caminhoneiro’ e aumento do Auxílio Brasil até o fim de 2022. Ao ‘Nexo’, cientistas políticos veem limites no potencial eleitoral da proposta

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FOTO: UESLEI MARCELINO /REUTERS 29.06.2022

Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia de lançamento do Plano Safra, em Brasília. Ele olha para a câmera e está com uma das mãos em frente ao rosto. Ao fundo, um painel verde com desenhos de folhas verdes

Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia de lançamento do Plano Safra, em Brasília

O Senado aprovou nesta quinta-feira (30) a PEC que reúne um “pacote de bondades” apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar melhorar o cenário social e econômico no ano em que ele tenta a reeleição .

No texto apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-CE) estão medidas como zerar a fila do Auxílio Brasil , instituir um “voucher caminhoneiro” de R$ 1.000 por mês e trazer compensação financeira à cadeia produtiva do etanol. Os benefícios ultrapassam o teto de gastos, regra fiscal que limita as despesas do governo a um nível pré-determinado, e têm data para acabar: 31 de dezembro de 2022.

Abaixo, o Nexo explica os principais pontos do pacote e traz análises de cientistas políticos sobre os potenciais benefícios eleitorais da medida, se for aprovada.

O vaivém do pacote

Inicialmente, o pacote de bondades se restringia à PEC 16 , que ficou conhecida por PEC dos Combustíveis. Ela tinha como objetivo original compensar os estados que aceitassem zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) até o fim de 2022.

A alta no preço dos combustíveis, que impulsiona a inflação, é um dos problemas que mais preocupam Bolsonaro na disputa eleitoral. A menos de 100 dias da eleição, o presidente se mantém em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva.

R$ 29,6 bilhões

seria o valor da compensação aos estados

A falta de sinalização dos estados sobre a adoção da medida fez com que o foco passasse a ser a articulação do pacote de benefícios. A PEC 16 foi então incluída na PEC 1/2022 , do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que foi apresentada em fevereiro de 2022 para socorrer profissionais impactados pela alta dos combustíveis.

Na época, a proposta foi apelidada de “PEC Kamikaze” e criticada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe. O texto original previa as medidas por dois anos, e não só até o fim de 2022, o que causaria um impacto estimado de R$ 100 bilhões.

Com a junção das duas propostas, o relator Coelho apresentou um texto substitutivo que “fosse melhor canalizado para mitigar os efeitos da crise social”.

O momento econômico ruim não é o único desgaste para Bolsonaro, que vem enfrentando situações adversas em diferentes âmbitos. A agenda anticorrupção foi novamente golpeada com a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e de pastores evangélicos ligados ao presidente na Operação Acesso Pago, que apura indícios de corrupção no MEC ; uma CPI também é articulada para investigação do caso no Senado.

FOTO: ALAN SANTOS/PR/FLICKR – 10.FEV.2022

Bolsonaro e Ribeiro caminham lado a lado

O presidente Jair Bolsonaro e o então ministro da Educação Milton Ribeiro, no Palácio do Planalto

A morte e a tortura de Genivaldo de Jesus Santos por agentes da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe no dia 25 de maio e os assassinatos brutais do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari impactam a imagem do presidente; nos dois casos, a postura de Bolsonaro foi de desdém e culpabilização das vítimas.

Na quarta-feira (29), o presidente lidou com um novo escândalo: o pedido de demissão do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães . Ele foi denunciado por funcionárias de assédio sexual.

O que é o pacote de bondades

Na definição de Coelho, que já foi líder do governo no Senado e voz defensora da gestão Bolsonaro durante a CPI da Covid , todas as medidas são “emergenciais transitórias”. O pagamento começa em 1° de agosto, em cinco parcelas, e vai até dezembro de 2022.

R$ 41,2 bilhões

é o impacto financeiro previsto para a União por fora do teto de gastos

O texto prevê a decretação de estado de emergência pela crise dos combustíveis para permitir que os recursos estourem o teto de gastos em 2022,algo que tem a legalidade questionada por especialistas.. A justificativa do relator é que o problema se amplia a vários países do mundo. Em 2020, o estado de emergência também foi decretado por causa da covid-19, o que liberou os gastos acima do teto e permitiu o pagamento do Auxílio Emergencial.

O reconhecimento de estado de emergência também dribla a legislação eleitoral. A criação de benefícios destinados a pessoas físicas é proibida em ano de pleito, e a única exceção é quando a emergência está vigente.

“O governo está operando no positivo em todo este ano de 2022. Estamos estimando a receita da Eletrobras, cujo valor é de R$ 26,6 bilhões, e também a estimativa de repasses de dividendos adicionais ou complementares”, disse Bezerra à imprensa. A Eletrobras, uma estatal lucrativa, deu início às vendas das ações em seu processo de privatização em meados de junho.

FOTO: ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO – 11.09.2019

O Fernando Bezerra Coelho falando ao microfone na bancada do plenário do Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) durante pronunciamento da bancada do plenário do Senado Federal

A estratégia do governo proposta no Senado é vista como eleitoreira por economistas por comprometer a equidade fiscal e jogar adiante o problema, seja para Bolsonaro, caso reeleito, ou para o próximo presidente.

Aprovada no Senado, a PEC será analisada na Câmara dos Deputados. Se a casa modificar o texto, ele retorna ao Senado, que conclui a votação. O ex-líder do governo tem pressa na aprovação, já que a ideia é pagar os benefícios a partir de agosto.

Medidas do pacote

Auxílio Brasil: aumento e fila zerada

Fernando Bezerra Coelho disse que o pacote vai zerar a fila do Auxílio Brasil: a partir de julho, de acordo com o senador, 1,6 milhões de famílias que aguardam o benefício serão incluídas para recebê-lo. O auxílio também passa de R$ 400 para R$ 600 – o que já foi anunciado por Bolsonaro na sexta-feira (24). Gasto até o fim de 2022: R$ 26 bilhões.

Voucher caminhoneiro

A proposta prevê pagamento de uma bolsa de R$ 1.000 mensais a caminhoneiros autônomos, uma forma de beneficiar a categoria num momento de alta do diesel. Esses profissionais precisam estar cadastrados em registro nacional até 31 de maio de 2022 para receber. Gasto até o fim de 2022: R$ 5,4 bilhões.

Vale-gás em dobro

O valor do benefício, criado no final de 2021 para ajudar famílias de baixa renda a ter acesso ao gás de cozinha, passa de R$ 53 a cada dois meses para R$ 120 por bimestre. Gasto até o fim de 2022: R$ 1 bilhão.

Gratuidade a idosos no transporte

O texto inclui compensação ao setor de transporte para atender à gratuidade de passageiros idosos nos transportes públicos urbanos e metropolitanos. Gasto até o fim de 2022: R$ 2,5 bilhões

Subsídios à cadeia de etanol

Coelho resgatou um trecho da PEC 16/2022 e incluiu a compensação financeira à cadeia produtiva do etanol. A ideia é promover a competitividade do produto frente ao diesel. Gasto até o fim de 2022: R$ 3,8 bilhões

Alimenta Brasil

Durante discussão no Senado, foi incluído o valor de R$ 500 milhões para o programa Alimenta Brasil, de distribuição de alimentos para famílias de baixa renda.

BENEFÍCIO A TAXISTAS

Após negociação no Senado, foi incluído no texto um benefício a ser pago a taxistas, cujo valor e operacionalização ainda não foi definida. Gasto até o fim de 2022: R$ 2 bilhões.

O resgate da popularidade via auxílio

A principal aposta do governo e aliados no pacote de bondades é o reajuste do Auxílio Brasil dos atuais R$ 400 para R$ 600. O programa de transferência de renda do governo federal começou a ser pago em novembro de 2021 .

Ele substituiu o Bolsa Família ,marca dos governos petistas criado em 2003, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O benefício durou 18 anos e se consolidou como um dos mais bem sucedidos programas sociais do mundo.

Bolsonaro, enquanto deputado federal, atacava o programa: chamou o benefício de “ Bolsa Farelo ” e associava o pagamento ao “voto de cabresto”. Em 2018, suavizou o discurso durante a campanha eleitoral.

47%

das pessoas que recebem ou moram com beneficiários do Auxílio Brasil reprovam Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha , realizada nos dias 22 e 23 de junho. É a mesma que a média nacional

O Auxílio Brasil de Bolsonaro veio após o término do Auxílio Emergencial , criado para socorrer a população durante a pandemia da covid-19. De abril a agosto de 2020, o valor pago foi de R$ 600. Depois, o governo federal reduziu a parcela pela metade até o final de 2020; houve interrupção e problemas com o pagamento em alguns meses. Com o agravamento da pandemia em 2021, o programa foi resgatado em abril daquele ano, com parcelas entre R$ 150 e R$ 375.

Equivaler o valor e o Auxílio Emergencial com o Auxílio Brasil é uma tentativa de resgatar índices positivos de avaliação do governo. No período do Auxílio Emergencial, a popularidade de Bolsonaro cresceu e ele experimentou índices de avaliação ótimo ou bom inéditos desde 2019, primeiro ano do mandato. Em dezembro daquele ano, 30% consideravam o governo ótimo ou bom. Em agosto e dezembro de 2020, saltou para 37%.

Gráfico em linha azul, verde e vermelha mostra a avaliação de Jair Bolsonaro segundo o Datafolha

O Auxílio Brasil não ajuda Bolsonaro nas pesquisas , comportamento mensurado por diversos institutos que realizam levantamentos eleitorais com metodologias distintas, embora os R$ 400 mensais do Auxílio Brasil superem a média que era paga pelo Bolsa Família, de R$ 180 em média.

“Esses eleitores não são uma massa de manobra. O político, para ter um retorno eleitoral de certas políticas públicas, precisa construir um discurso em torno delas. Precisa ter uma plataforma: de que é ele quem defendeu aquela política e continuará defendendo, e que o adversário é contrário. Tem que ser crível o compromisso com as políticas”, disse ao Nexo o professor de ciência política e políticas públicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Sergio Simoni Júnior, em entrevista no dia 31 de maio.

FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 07.JUL.2020

Pessoas de máscara estão encostadas contra a parede em uma área externa, formando uma fila

Fila para receber o auxílio em Ceilândia, no Distrito Federal

Na opinião do cientista político Joscimar Silva, professor de ciência política na UFPI (Universidade Federal do Piauí) e diretor-financeiro da Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais), é improvável que o aumento para R$ 600 gere impacto no eleitorado que já está decidido em votar em Lula.

“Os discursos estão cristalizados e o índice de eleitores que estão com o voto para presidente decidido é muito alto. Isso indica que o eleitor já antecipou a sua escolha. Se existir algum impacto, veremos talvez com o início oficial da campanha eleitoral em agosto”, disse ao Nexo . Segundo o mais recente Datafolha, 70% dos eleitores afirmam que estão totalmente convictos sobre o voto na eleição presidencial.

Silva acredita que o “voucher caminhoneiro”, por outro lado, gera um impacto mais direto numa categoria que já apoia Bolsonaro. “É uma forma de ele continuar o diálogo com esses profissionais e evitar uma greve, que pioraria ainda mais o cenário econômico ”, afirmou o cientista político.

Pesa ainda o fato de R$ 600 em 2020 não terem o mesmo poder de compra de R$ 600 em 2022 por conta da inflação, pontua a cientista política Palloma Marciano, doutoranda em ciência política na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com pesquisa em programas de transferência eleitoral e comportamento político.

“Temos mais emprego, mas a renda é menor e corroída. O valor dos produtos pesa mais para as pessoas de baixa renda. Talvez a implementação desse pacote tão perto das eleições não dê tempo de gerar o efeito desejado”, afirmou.

Marciano avalia que o mercado financeiro e eleitores alinhados com a política liberal defendida – mas pouco implementada – por Paulo Guedes provavelmente enxergarão o pacote como mais uma medida que ultrapassa o teto: em 2021, também ocorreu estouro no teto para implementação do Auxílio Brasil, e as medidas não têm gerado resistência no setor. “Tanto que não vemos uma resposta grande do mercado financeiro, não há um movimento de reação”, disse ao Nexo .

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