‘Nexo’ libera acesso a conteúdos sobre as eleições de 2022
Da Redação
21 de setembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h42)Jornal digital reforça seu compromisso com a democracia, aposta na potência do jornalismo profissional e retira do paywall materiais especiais, infográficos e colunas, além de textos explicativos e analíticos
Temas
Compartilhe
O Nexo liberou o acesso a todos seus conteúdos relacionados às eleições de 2022 nesta quinta-feira (22), a dez dias da votação de primeiro turno. Os leitores no geral, para além dos assinantes do jornal, terão acesso a materiais especiais, gráficos, colunas e textos explicativos e analíticos (Expressos) produzidos pela redação, assim como a podcasts, vídeos e textos noticiosos (Extras) que já ficavam de fora do paywall.
A decisão é motivada pelo compromisso do Nexo com a democracia, num momento em que o jornalismo profissional é central para o resgate da qualidade do debate público. O objetivo é fazer circular um jornalismo que busca a excelência, apura, checa e expõe os fatos com transparência e traz interpretações equilibradas sobre os acontecimentos envolvendo as campanhas para presidente, governador, senador e deputado.
Iniciativas como essa já foram tomadas antes pelo Nexo . Em 2018, todos os conteúdos ficavam fora do paywall durante o horário eleitoral de TV, à tarde e à noite. Em 2020, o jornal liberou – e mantém liberado até hoje – o acesso de todos os conteúdos relacionados à pandemia de covid-19, maior crise sanitária enfrentada pelo mundo em um século.
Desde 2015, ano que foi ao ar, o Nexo acumula prêmios. Venceu em 2017 o OJA (Online Journalism Award) na categoria “General Excellence in Online Journalism – small newsrooms”, tornando-se o primeiro veículo brasileiro a ser honrado com o prêmio da principal categoria da ONA (Online News Association). Em 2018, ganhou o prêmio LATAM Digital Media Awards como “melhor site ou serviço mobile de notícias”. É a principal categoria da competição, que teve como finalistas dessa edição também os dois maiores jornais da Argentina, Clarín e La Nación. Foi a primeira vez que um jornal brasileiro ganhou na categoria, na qual concorrem veículos jornalísticos de toda a América Latina. O jornal acumula ainda medalhas do Prêmio Malofiej, por seu trabalho de infografia.
A abertura do conteúdo do Nexo nas eleições de 2022 tem o apoio da Luminate, organização filantrópica global do Omidyar Group, e da IRIS – International Resource for Impact and Storytelling.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas