Expresso

Sigla em boné de Lula significa ‘complexo’, e não gíria do crime

Ana Elisa Faria

13 de outubro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h45)

Abreviação CPX, estampada em acessório usado pelo candidato petista à Presidência, foi associada por bolsonaristas a jargões relacionados a organizações criminosas do Rio de Janeiro

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

FOTO: REUTERS

Na imagem, Lula aparece em cima de um carro aberto, rodeado de pessoas, durante um ato de campanha no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele está ao lado do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e de Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades. O candidato petista à Presidência usa um boné preto com uma ilustração vermelha com a sigla CPX, que significa complexo

Lula em ato de campanha no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ao lado do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e de Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades

Um boné usado pelo candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido alvo de fake news espalhadas nas redes sociais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Na quarta-feira (12), o postulante petista fez campanha no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, vestindo um acessório com as letras CPX estampadas, fato que levou bolsonaristas a distorcer a real acepção da sigla para associar Lula ao tráfico.

O verdadeiro significado da abreviação CPX é a palavra complexo, comumente utilizada para se referir a conjuntos de comunidades cariocas, como o Alemão (CPX do Alemão), a Penha (CPX da Penha) e a Maré (CPX da Maré). No entanto, políticos ligados ao bolsonarismo passaram a compartilhar conteúdos mentirosos ou preconceituosos, como imagens de armas com a ilustração da abreviatura, em uma associação a facções criminosas, assim como a divulgar que CPX significaria “cupinxa (parceiro) do crime”.

Um dos posts sobre o tema foi feito pela deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP). No Instagram, ela publicou uma foto do ex-presidente junto da frase: “Lula visita o ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa CUPINXA (parceiro) DO CRIME”. No mesmo card, o atual chefe do Executivo aparece com um ornamento azul na cabeça, com a sigla PRF (Polícia Rodoviária Federal) ilustrada em amarelo, e os dizeres: “Bolsonaro visita igreja Basílica de Nossa Senhora Aparecida e aparece em outra ocasião usando um boné da PRF”.

Na legenda, a parlamentar fez uma pergunta: “De que lado você está?”. A postagem teve, até a tarde de quinta-feira (13), 158 mil curtidas e, aproximadamente, 8.500 comentários. O deputado federal eleito Mario Frias (PL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada federal reeleita Bia Kicis (PL-DF) também apareceram nas mídias sociais divulgando ideias similares.

CPX: repercussões e usos da sigla

Logo após as postagens com informações erradas sobre a sigla gravada no boné de Lula tomarem as redes, Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades, que acompanhou o ato petista no Complexo do Alemão, foi ao Twitter elucidar o significado de CPX. “Desde sempre CPX é abreviação de Complexo . Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, escreveu. Em outro post a respeito do assunto – ele postou mais de uma dezena –, Silva falou sobre a criminalização das comunidades: “Como sempre, querem criminalizar a favela. Os anos passam e nada muda. O preconceito só aumenta. O retrocesso que estamos vivendo é grande demais, gente. Triste”.

Usada sobretudo na internet, para agilizar a digitação ou até diminuir o número de caracteres de uma postagem, a abreviação CPX também já foi citada pela Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro , no perfil oficial de informações da corporação no Twitter. Em uma mensagem de 2017, a @PMRJ compartilhou a notícia: “O comando da UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] da Vila Cruzeiro, CPX da Penha, informa que houve um curto-circuito no ar-condicionado de um dos alojamentos”.

Na página 45 do documento que resume a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do governo estadual do Rio para 2023, a abreviação CPX aparece em referência ao Complexo da Maré.

O site oficial do candidato Lula divulgou ainda uma nota explicando o significado do termo. O texto menciona a importância de atos em comunidades, “de um governo com justiça social e amor, que distribua livros em vez de facilitar compra de armas” e questiona: “O que o bolsonarismo faz? Espalha fotos de presos e procurados da polícia com bonés semelhantes para ofender todos os moradores. É criminoso!”.

O Ponta a Ponta é um projeto para checar informações sobre as eleições de governadores, senadores e deputados. O projeto faz parte de uma parceria entre o Nexo e a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), com apoio do Google.

Se você recebeu algum conteúdo sobre as eleições estaduais que gerou dúvida e gostaria que fosse checado, envie uma mensagem para ponta.ponta@nexojornal.com.br

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas