Mbappé: a trajetória de um jogador a um passo do topo
Marcelo Montanini
13 de dezembro de 2022(atualizado 28/12/2023 às 22h51)Atacante francês de 23 anos impressiona por marcas precoces e pode conquistar o segundo título consecutivo na Copa do Mundo
Temas
Compartilhe
Torcedor francês com cartaz de Mbappé durante a partida entre França e Polônia
A seleção francesa venceu Marrocos por 2 a 0 na semifinal da Copa do Mundo do Qatar nesta quarta-feira (14) e enfrentará a Argentina na final do torneio no domingo (18). A seleção busca o tricampeonato. Para isso, conta com o atacante Kylian Mbappé, de 23 anos, um dos artilheiros da Copa do Mundo, com cinco gols.
Mbappé já soma em sete anos como profissional um título de Copa do Mundo, em 2018 — feito que o argentino Lionel Messi , seu rival na final, não tem —, uma Liga das Nações da Uefa, cinco títulos do Campeonato Francês, três Copa das França e duas Copa da Liga Francesa. No total, ele soma nove gols em Mundiais.
O francês, que tem marcas que chegam próximas às de Pelé em Copas, desponta como um dos principais jogadores do mundo. Ele é hoje a imagem futebolística francesa.
Neste texto, o Nexo mostra quem é a estrela francesa e os números da carreira dele.
Kylian Sanmi Mbappé Lottin nasceu em 20 de dezembro de 1998 em Bondy, subúrbio de Paris, capital da França. Naquele ano, os franceses tinham vencido seu primeiro mundial, quando a equipe comandada por Zinedine Zidane derrotou o Brasil de Ronaldo na final por 3 a 0.
Mbappé é um dos três filhos de ex-atletas que migraram de ex-colônias francesas na África para a França : a mãe, Fayza Lamari, argelina, foi jogadora de handebol, e o pai, Wilfried Mbappé, camaronês, foi jogador de futebol de equipes regionais e, posteriormente, professor em escolinhas.
Em 2004, aos seis anos, Mbappé começou a treinar nas categorias de base do AS Bondy, clube local onde o pai dele era treinador. Seu grande ídolo da infância era Zidane, mas também passou a idolatrar o brasileiro Ronaldo e o português Cristiano Ronaldo.
Em 2011, aos 12 anos, ingressou na Instituição Nacional de Futebol da França, em Clairefontaine — nome pelo qual é conhecido o centro de excelência do futebol francês —, onde ele estudou e treinou até 2013, quando foi para o Monaco.
Ao longo da carreira, Mbappé acumulou recordes de precocidade. É o atleta mais novo a estrear e marcar gols por seu primeiro clube profissional, o Monaco, feitos alcançados aos 16 anos.
Na temporada que se encerrou em 2016, quando tinha 17 anos, Mbappé se tornou o artilheiro mais jovem da história do clube. Ele foi um dos destaques da equipe que venceu o campeonato e a copa nacionais naquele ano, e que chegou às semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o principal torneio de clubes do mundo.
Em agosto daquele ano, assinou por empréstimo por um ano com o PSG, com opção de compra por 180 milhões de euros — o que foi feito no final da temporada.
Foi a segunda transferência mais cara da história do futebol. A primeira foi a do brasileiro Neymar, contratado do Barcelona pelo mesmo PSG por 222 milhões de euros em 2017.
Na temporada de estreia, encerrada em 2018, ele se destacou e ajudou o time parisiense a ser campeão de todos os torneios que disputou na França. Títulos que voltou a conquistar posteriormente, somados a marcas individuais: Mbappé também foi quatro vezes artilheiro e três vezes o melhor jogador do Campeonato Francês.
Ao todo, o francês já marcou 250 gols na carreira. Aos 23 anos, ele tem números melhores do que tinham o português Cristiano Ronaldo e Messi com a mesma idade. Ambos disputaram o posto de maior estrela do futebol mundial ao longo dos últimos anos.
Em 2022, Mbappé flertou com a possibilidade de jogar no Real Madrid, da Espanha. A negociação durou meses — o clube espanhol estava disposto a pagar salário de 50 milhões de euros por ano —, mas o francês recusou e assinou novo contrato com o PSG.
630 milhõesde euros
é o quanto Mbappé tem a receber do PSG por três anos de contrato, entre salário, bônus e direito de imagem
Os números fazem de Mbappé o jogador de futebol mais bem pago do mund o e o atleta mais jovem a figurar na lista da revista Forbes. Quando Messi e Cristiano Ronaldo passaram a figurar na lista, eles tinham em torno de 30 anos. O francês tem 23.
Em entrevista ao jornal americano The New York Times, o jogador revelou que até o presidente francês, Emmanuel Macron, lhe telefonou e destacou a importância dele para o país.
Isso o ajudou a decidir ficar em Paris. A mensagem subjacente de Macron era que Mbappé poderia ser o porta-estandarte do país e do clube francês por mais alguns anos, ajudando a França a exercer seu soft power no futebol. O conceito se refere à capacidade de um país em influenciar outros por meio da atração e da persuasão, em campos como a língua, o cinema, a música e o esporte.
O primeiro título de Mbappé pela seleção francesa foi no Campeonato Europeu sub-19, realizado na Alemanha, em 2016, aos 17 anos. No ano seguinte, ele estreou pela seleção principal e, em 2018, aos 19 anos, disputou a primeira Copa do Mundo, na Rússia, onde foi campeão com os ‘bleus’. Ele foi um jogador fundamental na conquista francesa e isso ocorreu com alguns recordes.
Mbappé e Giroud comemoram gol contra a Polônia nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar
Ele estreou na vitória por 2 a 1 sobre a Austrália, não marcou, mas se tornou o jogador francês mais jovem a disputar uma partida em Copas do Mundo com 19 anos. No jogo seguinte, marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Peru e se tornou o atleta mais novo a balançar as redes pela França em Mundiais.
Nos jogos eliminatórios da Copa da Rússia, Mbappé passou a obter marcas que o aproximaram de Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos e conhecido por sua precocidade.
Nas oitavas de final, o francês marcou dois gols na vitória por 4 a 3 contra a Argentina e se tornou o mais jovem a marcar dois gols em partida eliminatória da Copa desde Pelé. Na final, Mbappé marcou um dos gols da vitória por 4 a 2 contra a Croácia, tornando-se o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em uma final de Copa do Mundo, atrás do brasileiro que, aos 17 anos, marcou dois gols na final da Copa de 1958. O francês marcou quatro gols naquela Copa, e foi eleito o melhor jogador jovem do torneio.
No Qatar, Mbappé assumiu a condição de um dos líderes do time que busca repetir o feito de 2018. Isso aconteceu sobretudo após a lesão de peças-chave do elenco francês, como o atacante Karim Benzema e os meio-campistas N’Golo Kanté e Paul Pogba.
Caso a França vença o Marrocos nas semifinais e triunfe outra vez em uma final de Copa do Mundo, Mbappé obterá uma glória reservada a poucos: o bicampeonato mundial, na condição de protagonista em ambas as conquistas. Credenciais que o colocam como um dos principais candidatos ao posto de superestrela do esporte nos próximos anos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas