Expresso

Natural ou ‘fake natty’? A explosão dos bodybuilders nas redes

Felipe Blumen

28 de julho de 2023(atualizado 28/12/2023 às 22h05)

Falando para milhões de seguidores, influenciadores se posicionam em discussão sobre músculos naturais ou construídos com esteroides. Hormônios são de uso restrito, mas tornam-se cada vez mais populares no Brasil

FOTO: NACHO DOCE/REUTERS

A imagem mostra um homem musculoso de costas, da cintura para cima. Ele está segurando halteres e fazendo o movimento de abrir os braços.

Competidor exibe seu corpo durante o evento Arnold Classic South America, em São Paulo, Brasil.

Natural ou “fake natty”? Quem passou batido pelas redes sociais nesta quarta-feira (26) ou está por fora do universo bodybuilder não sabe nem o que essa pergunta significa. Mas uma polêmica recente surgida dentro dessa comunidade e a popularização dos esteroides anabolizantes no Brasil ajudaram a transformar a questão em meme.

Em um vídeo publicado em junho no YouTube (e com mais de 500 mil visualizações), o nutricionista e influenciador Rodrigo Góes questionou a origem da massa muscular do médico e também influenciador Paulo Muzy . O canal de Góes ficou famoso com vídeos em que ele avalia o corpo de pessoas musculosas e diz se elas teriam ganhado massa naturalmente ou usando algum tipo de esteroide anabolizante – daí o termo “fake natty”, ou falso natural. Na segunda-feira (24), Muzy, que tem 8 milhões de seguidores no Instagram e é presença constante em podcasts, fez uma referência ao vídeo . Foi o suficiente para o assunto viralizar.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas