O que é Oubapo, técnica narrativa usada nos quadrinhos
Lucas Zacari
03 de abril de 2024(atualizado 03/04/2024 às 18h51)Exercício de limitação de narrativa foi utilizada em gibi comemorativo de Mickey Mouse, publicado no Brasil em fevereiro
Temas
Compartilhe
Parte de página de uma das histórias em quadrinhos do “Mickey All Stars”
Em 2024, ano em que a primeira versão de Mickey Mouse entrou em domínio público, a Panini publicou no Brasil, no fim de fevereiro, a HQ “Mickey All Stars”. Lançada originalmente na França em 2018 para comemorar os 90 anos do personagem de Walt Disney, a coletânea tem releituras do desenho do rato produzidas por 47 quadrinistas.
A edição trazia uma exigência narrativa: as histórias precisavam ser de uma página, com Mickey entrando no primeiro quadrinho por uma porta e saindo por outra no último quadrinho. A limitação é um exercício de criatividade conhecido como Oubapo (sigla em francês para Oficina de Quadrinhos Potenciais).
A técnica foi criada em 1992 pela editora francesa L’Association. Segundo artigo da professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a intenção era combater a invisibilidade e a desvalorização das HQs no mundo das artes, quebrando clichês narrativos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas