Expresso

O que é Oubapo, técnica narrativa usada nos quadrinhos

Lucas Zacari

03 de abril de 2024(atualizado 03/04/2024 às 18h51)

Exercício de limitação de narrativa foi utilizada em gibi comemorativo de Mickey Mouse, publicado no Brasil em fevereiro

Temas

Compartilhe

FOTO: ReproduçãoParte de página de uma das histórias em quadrinhos do "Mickey All Stars". Um desenho de um rato passando por diferentes ambientes e ao redor de animais até encontrar uma porta. A ilustração está dividida em quadrinhos

Parte de página de uma das histórias em quadrinhos do “Mickey All Stars”

Em 2024, ano em que a primeira versão de Mickey Mouse entrou em domínio público, a Panini publicou no Brasil, no fim de fevereiro, a HQ “Mickey All Stars”. Lançada originalmente na França em 2018 para comemorar os 90 anos do personagem de Walt Disney, a coletânea tem releituras do desenho do rato produzidas por 47 quadrinistas. 

A edição trazia uma exigência narrativa: as histórias precisavam ser de uma página, com Mickey entrando no primeiro quadrinho por uma porta e saindo por outra no último quadrinho. A limitação é um exercício de criatividade conhecido como Oubapo (sigla em francês para Oficina de Quadrinhos Potenciais). 

Quando o Oubapo surgiu 

A técnica foi criada em 1992 pela editora francesa L’Association. Segundo artigo da professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a intenção era combater a invisibilidade e a desvalorização das HQs no mundo das artes, quebrando clichês narrativos.

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas