O que muda com a reforma aprovada no novo ensino médio
Mariana Vick
10 de julho de 2024(atualizado 12/07/2024 às 11h39)Câmara aprova medida que reestrutura modelo chancelado em 2017, no governo Temer, e texto vai à sanção presidencial. Proposta busca corrigir problemas criados nos últimos anos, mas ainda recebe críticas
Estudantes entram em prédio para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio
A Câmara dos Deputados finalizou na terça-feira (9) a votação do projeto de lei que reestrutura o ensino médio. A medida altera o novo ensino médio, reforma educacional sancionada em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). O texto agora segue para sanção presidencial.
A proposta de revisão havia sido enviada ao Congresso no começo de 2023 pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O texto buscou corrigir algumas das críticas feitas nos últimos anos à reforma criada em 2017. A versão final da medida, no entanto, não foi unânime, e entidades estudantis e da área de educação criticaram a proposta votada na Câmara.
Neste texto, o Nexo explica o que há no projeto de lei aprovado, o que muda com ele e por que houve uma revisão do novo ensino médio. Mostra também qual é a avaliação da versão que vai à sanção presidencial e qual é o histórico do ensino médio no Brasil nos últimos anos.
NEWSLETTER GRATUITA
Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia
Gráficos
O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você
Navegue por temas