Expresso

Como a China se firmou como líder global de carros elétricos

Marcelo Roubicek

16 de janeiro de 2024(atualizado 16/01/2024 às 21h13)

País asiático é o que mais produz e vende veículos movidos a bateria. Montadora chinesa vai abrir fábrica no Brasil. O ‘Nexo’ mostra como essa hegemonia foi construída e quais os próximos passos

FOTO: Tingshu Wang/REUTERS - 20.OUT.2023Rodovia com três carros em alta velocidade. Ao fundo, um cenário urbano verde e com um trem passando sobre uma linha elevada.

Carro elétrico da BYD nas ruas de Pequim, na China

Assim como em tantos outros mercados, o avanço global dos carros elétricos é protagonizado por empresas chinesas. A potência asiática domina o cenário entre esses veículos como compradora e também como vendedora.

A expansão, alimentada pelo governo, é rápida e já traz resultados concretos. A montadora chinesa BYD se transformou no final de 2023 na maior vendedora desse tipo de automóvel, tirando a liderança da americana Tesla pela primeira vez.

Neste texto, o Nexo mostra os números que definem essa hegemonia e como ela foi construída. Também discute os próximos passos desse avanço e o papel do Brasil nos planos chineses.

A China e o mercado de carros elétricos

NEWSLETTER GRATUITA

Nexo | Hoje

Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Gráficos

nos eixos

O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

Navegue por temas