Extra

Empresários assinam carta contra retrocessos ambientais

Da Redação

23 de junho de 2021(atualizado 28/12/2023 às 23h11)

Manifestação inclui agentes do mercado, artistas e intelectuais. Ela pede veto de projetos de leis que podem prejudicar a Amazônia e ameaçar indígenas

O Nexo depende de você para financiar seu trabalho e seguir produzindo um jornalismo de qualidade, no qual se pode confiar.Conheça nossos planos de assinatura.Junte-se ao Nexo! Seu apoio é fundamental.

Temas

Compartilhe

FOTO: ROGÉRIO ASSIS/DIVULGAÇÃO/GREENPEACE

Desmatamento em Uruará (PA), na região amazônica

Empresários, agentes de mercado, artistas e intelectuais enviaram nesta quarta-feira (23) uma carta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na qual pedem o veto de projetos de lei que afetam a área ambiental e os povos indígenas. A manifestação, revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo, fala em prejuízos aos negócios e às relações internacionais do Brasil.

A carta veio a público pouco antes da demissão de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente ser publicada no Diário Oficial da União. Ela também antecedeu por horas a votação naComissão de Constituição e Justiça da Câmara de um projeto de lei que altera regras de demarcação de terras indígenas e abre caminho para a exploração comercial dessas áreas.

O texto, cuja carta critica por conta de possíveis retrocessos na questão indígena, foi aprovado pelos deputados da CCJ sob protestos. O projeto ainda precisa passar por outros trâmites até chegar ao plenário.

A carta de empresários também cita um projeto que prevê a construção de estradas no meio do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as cataratas, e um projeto conhecido como “PL da Grilagem”, que pode de legitimar práticas de grilagem e incentivar ocupações ilegais.

Entre os signatários estão empresários como Guilherme Leal, presidente da Natura, Cândido Bracher, ex-presidente do banco Itaú, e intelectuais, como Celso Lafer, professor emérito da USP, presidente da Fapesp e ex-ministro das Relações Exteriores. A atriz Christiane Torloni e o cineasta Fernando Meirelles também assinaram.

Entre outros tópicos, a manifestação chama a atenção para a atual crise hídrica, a destruição das florestas e as consequentes sanções econômicas que o país pode sofrer de parceiros comerciais, como os Estados Unidos e a Europa.

Continue no tema

  • Expresso : O que é o ‘Projeto de Lei da Grilagem’
  • Perguntas que a ciência já respondeu : Queimadas na Amazônia
  • Entrevista : ‘Há uma guerra silenciada em curso contra os indígenas
  • NEWSLETTER GRATUITA

    Nexo | Hoje

    Enviada à noite de segunda a sexta-feira com os fatos mais importantes do dia

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

    Gráficos

    nos eixos

    O melhor em dados e gráficos selecionados por nosso time de infografia para você

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço Google se aplicam.

    Navegue por temas